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Pedágios automáticos voltarão a ter cancela em SP
Legislação

Pedágios automáticos voltarão a ter cancela em SP

Liminar derrubou a lei proposta pelo deputado Edmir Chedid que retirava as cancelas das cabines automáticas

Redação

23 de jun, 2018 · 3 minutos de leitura.

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pedágio
Rodovia dos Imigrantes já havia retirado as cancelas
Crédito:

Desde o dia 18, cabines de pedágio com “sem parar” nas rodovias no Estado de São Paulo perderam as cancelas. Porém, na noite da última sexta-feira, 22, uma liminar do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) derrubou a lei.

O pedido para o retorno das cancelas veio em uma ação movida pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR).  Impor a retirada das cancelas com lei é assumir funções que não pertencem a assembléia.

O apelo final é baseado na violação da separação dos poderes, entre legislativo, judiciário e executivo. Caberia ao executivo tomar uma decisão pela retirada das cancelas.

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Além disso, a ABCR apresentou junto do processo uma planilha que mostrava aumento da velocidade dos veículos nas praças de pedágio que já haviam retirado as cancelas.

Com esses dados, apelou para a reinstalação das cancelas no intuito de proteger a vida dos funcionários, usuários e outras pessoas que transitam pelas praças de pedágio. Para evitar acidentes a quem já havia acostumado com as praças sem cancela, as concessionárias terão que instalar avisos e faixas.

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Entenda a lei

O projeto de Lei nº 940/2015 do deputado estadual Edmir Chedid (DEM) havia entrado em vigor no último dia 18. Segundo o texto, a ideia era aumentar a segurança dos passageiros dos veículos.

A proposta visa evitar os acidentes que já ocorrem, como colisões traseiras ou engavetamentos. Esse tipo de acidente acontece quando a cancela não sobe por não ler o sistema de radio frequência que identifica o veículo (tag). No texto, o deputado lembra ainda sobre casos em que houve até óbito por acidentes em que a cancela não subiu.

A justificativa da lei é que as cabines automáticas já contam com um sistema que indica a velocidade do veículo.  Além disso há o registro fotográfico em caso de evasão de pedágio. Tornando a cancela desnecessária.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.