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Novo Toyota Corolla deve ter versão híbrida
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Novo Toyota Corolla deve ter versão híbrida

Versão híbrida teria tração integral e chegaria primeiro à configuração hatch do carro japonês

Redação

09 de ago, 2018 · 2 minutos de leitura.

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híbridos
Carros híbridos estão entre os mais econômicos do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro
Crédito:Toyota/Divulgação

A Toyota estaria trabalhando em uma versão híbrida do Corolla, segunda a publicação Drive. O pacote híbrido, no hatch, seria desenvolvido para conceber uma versão esportiva rival do Civic Si e do VW Golf GTI.

Tanto é que a tração seria integral, com o motor a combustão sendo responsável por movimentar as rodas do eixo dianteiro e o elétrico por garantir o movimento no traseiro. O sistema seria semelhante ao da atual geração do RAV4 na versão híbrida.

Com um público mais conservador, o sedã deve adotar a tecnologia híbrida apenas com o intuito de reduzir o consumo. Nessa caso, o três volumes deve utilizar o motor elétrico e a combustão no eixo dianteiro, como ocorre com o Prius.

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Novo Corolla no Brasil

A nova geração do Corolla está no forno no Brasil. A companhia já registrou alguns itens, como o novo painel de instrumentos. O modelo deve adotar o interior mais moderno, igual ao do hatch.

A sua chegada está prevista para o segundo semestre de 2019. No Brasil, o Corolla deve continuar utilizando apenas o motor 2.0 aspirado já presente. A novidade será a adoção do câmbio automático de oito marchas no lugar do CVT.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.