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Elantra 2019 tem visual renovado nos Estados Unidos
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Elantra 2019 tem visual renovado nos Estados Unidos

Sedã ganhou linhas mais ousadas e mais equipamentos em novo ano-modelo; novo Elantra por enquanto não virá ao País

Redação

22 de ago, 2018 · 2 minutos de leitura.

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Visual ficou bem mais ousado em nova linha do Elantra
Crédito:Foto: Hyundai/Divulgação
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A Hyundai mostrou a linha 2019 do Elantra nos Estados Unidos. O sedã ganhou mudanças importantes no visual, que ficou bem mais ousado. O perfil da carroceria continua o mesmo, mas dianteira e traseira foram amplamente redesenhadas.

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A frente ganhou faróis triangulares, novo capô e para-choques. Atrás, as lanternas são novas e há uma nova tampa do porta-malas, que traz um spoiler integrado.

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Por dentro, as mudanças são mais discretas. O cluster de instrumentos é novo, assim como a alavanca do câmbio. A Hyundai melhorou também o desempenho da central multimídia, que segundo a marca está mais rápida e fácil de usar.

O Elantra também ganhou vários equipamentos de segurança. Assistentes de frenagem automática, detecção de pedestres, monitores de faixa de rolagem, pontos cegos e colisão iminente foram adicionados ao sedã.

Motores conhecidos

Sob o capô, o Elantra vendido nos Estados Unidos terá três opções de motor. Um 2.0 de 149 cv equipa boa parte da gama. A versão Eco tem um 1.4 turbo de 130 cv e transmissão de dupla embreagem para maior eficiência. Já a versão esportiva terá um 1.6 turbo com opção de câmbio manual. Este último ainda não foi mostrado pela marca e deverá chegar às ruas só no fim do ano.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.