Agosto será um mês de recorde de vendas no mercado brasileiro de carros. Até quarta-feira (29), já foram vendidos cerca de 207 mil unidades, segundo fontes.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Esse número já coloca agosto em empate técnico com julho, que teve pouco mais de 208 mil exemplares emplacados. E ainda restam dois dias para o encerramento do mês (30 e 31).
De acordo com as mesmas fontes, a expectativa é de que os emplacamentos em agosto totalizem 225 mil unidades. Com esse número, a indústria baterá recorde de vendas no ano.
Além disso, será o melhor resultado para as vendas desde março de 2015. Há, ainda, a possibilidade de os emplacamentos ficarem acima de 225 mil exemplares.
Se o ritmo de vendas dos últimos dois dias for mantido em 30 e 31 de agosto, o mercado pode chegar a 230 mil carros vendidos.
VEJA TAMBÉM: VELOCIDADES MÁXIMAS NOS CARROS DOS ANOS 80
1/11
VW GOL
A primeira geração do Volkswagen Gol estreou com o mesmo motor Boxer 1.6 refrigerado a ar que foi usado pelo Fusca e todos os seus derivados. Com ele, o hatch atingia 142 km/h. Com os motores da família AP, o desempenho melhorou muito: o 1.6 chegava a 163 km/h e o 1.8, a 168 km/h. Em 1989, a versão GTi, com inédita injeção eletrônica, foi lançada, com 173 km/h de velocidade máxima.
2/11
VOLKSWAGEN PASSAT
Na década de 1980, o VW Passat teve versões com motores de 1,6 litro (com máximas de 152 a 158 km/h, conforme a safra) e 1,8 litro (com máximas entre 166 e 170 km/h)
3/11
VOLKSWAGEN SANTANA
Lançado em 1984, protagonizou com o Chevrolet Monza um duelo entre sedãs médios que equivaleria ao travado hoje entre Civic e Corolla. O motor AP-1800 permitia ao Santana atingir 171 km/h. Mais tarde, viriam opções com motor 2.0.
4/11
FORD CORCEL II
A segunda geração do Corcel foi lançada em 1978 e saiu de linha em 1986. O carro era pesadão demais para o fraco motor CHT 1.6, herança do Gordini; com ele, chegava a meros 145 km/h. A versão esportiva GT ia pouca coisa além: 151 km/h.
5/11
FORD ESCORT
Equipado com o mesmo motor CHT 1.6 do Corcel, o Escort era bem mais leve e conseguia chegar a 159 km/h. O esportivo XR3, num primeiro momento, usava uma versão retrabalhada desse motor, com máxima de 163 km/h.
6/11
CHEVROLET CHEVETTE
Na década de 1980, o compacto da Chevrolet já usava um motor 1.6 bem melhor que o 1.4 de seus primeiros anos de carreira. Com ele, chegava a razoáveis 150 km/h.
7/11
CHEVROLET MONZA
Objeto de desejo absoluto da década de 1980, o Chevrolet Monza tem uma legião de fãs até hoje. Com motor 1.8, chegava a 157 km/h; com o 2.0, que estreou na gama em 1987, a máxima era de 170 km/h.
8/11
CHEVROLET KADETT
O Kadett marcou os anos 1990, mas foi lançado em 1989. Em sua estreia, ainda não tinha injeção eletrônica. Com motor 1.8, chegava a 160 km/h. Já a versão esportiva GS usava um propulsor de 2 litros que o permitia alcançar 171 km/h.
9/11
CHEVROLET OPALA
O saudoso Opalão tinha duas configurações mecânicas: 2,5 litros e quatro cilindros, com máxima de 149 km/h, ou 4,1 litros e seis cilindros, que podia chegar a 176 km/h.
10/11
FIAT 147
O carrinho que marcou a estreia da Fiat no Brasil entrou na década de 1980 com motorizações de 1.050 cm³ e 1.300 cm³, cujas velocidades máximas pouco diferiam entre si: 138 e 140 km/h, respectivamente. A versão esportiva Rallye chegava a 142 km/h.
11/11
FIAT UNO
Apelidado de "botinha ortopédica" em seu lançamento, em 1984, o Uno viveu muitas transformações. Na década de 80, as versões com motor 1.3 chegavam a 145 km/h, com exceção da esportivada SX, em que o propulsor atingia 155 km/h. Em 1987, o modelo ganhou uma versão esportiva de fato, com motor de 1,5 litro que chegava a 163 km/h (e seria mantido até 1990). Também em 1990, o Uno inaugurou a era dos chamados "carros populares", com motores 1.0. Na versão Mille, ele só tinha fôlego para chegar, com sofreguidão, aos 135 km/h.
Recorde de vendas no maior mês
A média diária de vendas de automóveis e comerciais leves não é, até agora, a melhor do ano. Porém, agosto deve garantir o recorde de vendas por ser o mês com maior número de dias úteis em 2018.
Sem feriados, agosto teve 23 dias úteis. Apenas nesses dias são realizados emplacamentos em território brasileiro.
Carros com recorde de vendas
Alguns modelos já garantiram seu melhor mês em 2018 mesmo antes do encerramento do ano. Um dos exemplos é o líder do mercado, Onix.
O Chevrolet bateu recorde histórico de vendas. De 1º a 29 de agosto, somou 18.029 unidades vendidas. Até então, o melhor mês do Onix havia sido julho, com 16.856 emplacamentos.
Outro que já pode celebrar recorde de vendas no ano é o Creta. Até agora, o Hyundai teve 4.720 exemplares comercializados.
Com 4.238 emplacamentos, julho havia sido seu melhor mês até então, em 2018.
Há ainda o Fiat Uno, que cresceu 182% na comparação com julho.
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.