Primeira Classe

Hatch HB20 está ficando para trás

Modelo vai ter de se mexer para dar a volta por cima

Rafaela Borges

19 de set, 2018 · 8 minutos de leitura.

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Hyundai HB20
Crédito: Hatch passou por leve alteração visual em maio (Foto: Hyundai/Divulgação)

Lançado em 2012, o hatch HB20, da Hyundai, foi um sucesso espontâneo. Há anos, ele ocupa a vice-liderança do ranking. À frente dele? O Onix.

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O Chevrolet, lançado no mesmo ano do HB20, tem uma grande vantagem ante o concorrente direto. Sua fabricante tem quase o dobro de concessionárias, na comparação com a Hyundai.

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Além disso, o hatch HB20 tem produção limitada pela baixa capacidade de sua fábrica, em Piracicaba (SP). A planta opera em três turnos e pode produzir, no máximo, 190 mil unidades/ano.

 

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Dia de gravação com o novo SUV do pedaço, o C4 Cactus. Em breve, vai sair o vídeo que é um verdadeiro tutorial sobre o carro. Já posso adiantar: gostei muito. Até porque ele é classificado como SUV, mas está mais para hatch médio. Esta versão é a de topo, Shine com motor 1.6 turbo de 173 cv e câmbio automático de seis marchas. ? @leosouza #video #citroen #c4cactus #suv #car #carro #instacar #instadaily #jornaldocarro #lifestyle #auto #job

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Esse número tem de ser dividido entre três modelos: hatch HB20, sedã HB20S e SUV Creta.

Problemas logísticos à parte, o sucesso do HB20 é incontestável. Porém, no ano passado, ele já começou a ser ameaçado pelo Ford Ka, uma tendência que se repetiu algumas vezes em 2018.


Agora, parece que chegou o momento de o HB20 ficar para trás de verdade. Ele ainda tem vantagem no acumulado do ano. De 1º de janeiro a 15 de setembro, 74.033 emplacamentos, ante os 72.173 do Ka.

Porém, na primeira quinzena, o Ka está abrindo boa vantagem para o hatch HB20. Por enquanto, ele nem está disparado na frente, mas vem ampliando sua “folga” dia a dia.

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Há, porém, um outro concorrente com que o HB20 tem de se preocupar. Trata-se do Gol. O Volkswagen está se aproximando perigosamente do Hyundai. Será que o modelo feito em Piracicaba vai perder não apenas a segunda, mas também a terceira posição?

 


 

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Hatch HB20 x concorrentes veteranos

Na primeira quinzena de setembro, o hatch HB20 somou 3.902 unidades vendidas. O Ka tem 4.236 emplacamentos e o Gol, 3.629.

A defasagem do HB20, modelo que não teve grandes atualizações desde seu lançamento, há seis anos, pode explicar o fato de ele estar ficando para trás? Pode sim, e talvez seja o principal motivo. Mas não o único.

Então, por que ele está sendo ameaçado por dois veteranos? Essa análise é interessante. Gol e Ka são sim modelos antigos no mercado, mas receberam importantes atualizações nos últimos tempos.


O Ka passou a trazer, no mês passado, câmbio automático e uma nova central multimídia, mais moderna. Esses dois itens são fundamentais para o sucesso comercial de um carro, mesmo de segmentos mais simples.

Com a chegada da nova opção, o Ka começou a disparar em vendas já no fim do mês passado. Em seu primeiro mês cheio de emplacamentos, setembro, é possível que bata recorde.

E o Gol? Além de reestilização (que o Ka também ganhou), ele passou a trazer câmbio automático de verdade. Antes, tinha só o automatizado de uma embreagem, que não caiu no gosto do público.


Mas o hatch HB20 já não tem tudo isso (multimídia e câmbio automático)? Tem sim! Porém, no Hyundai, esses itens não são novidade.

E uma linha precisa ser renovada constantemente para manter o interesse do público. A gama 2019 do hatch HB20 chegou sem nada muito atraente, além de uma leve reestilização (a segunda pela qual passou nesses seis anos). Mudanças mais profundas são necessárias, caso ele queira se manter bem na briga com os rivais.

Outras ameaças ao HB20

O modelo da Hyundai tem sido um dos mais prejudicados não apenas com a renovação de rivais veteranos, mas também com a chegada de novos hatches sofisticados. No ano passado, foram lançados o novo Polo e o Argo.


O Volkswagen e o Fiat concorrem com hatch HB20, e também com o Onix, em algumas versões. Após o lançamento dos dois modelos, o Hyundai começou a perder participação de mercado.

A razão? Talvez, entre os hatches compactos disponíveis até então, fosse do HB20 a “aura” mais premium (embora, nos últimos tempos, seus preços estejam bastante competitivos).

E o Onix, por que não sofreu? Esta é a pergunta de um milhão de dólares, e merece uma análise exclusiva.


O Chevrolet parece ter conquistado um status de Corolla no mercado brasileiro. Ele ganhou a confiança do consumidor. Agora, rivais chegam, veteranos se modernizam, e o Onix continua inabalável.

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