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BMW mostra novo Série 3 no Salão de Paris
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BMW mostra novo Série 3 no Salão de Paris

Sétima geração do modelo ficou maior e tem mais tecnologia para os usuários; Série 3 terá versão com seis cilindros de 387 cv

Redação

02 de out, 2018 · 4 minutos de leitura.

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série 3
Nova geração do Série 3 ficou mais imponente
Crédito:Foto: Benoit Tessier/Reuters
série 3

O Salão de Paris foi palco do lançamento da sétima geração do BMW Série 3, que chegará ao Brasil no segundo semestre do ano que vem vindo da Alemanha. Um dos carros mais importantes para a marca, o sedã ficou ligeiramente maior em todas as dimensões e ganhou visual mais imponente, ainda que mantenha muitas semelhanças com o carro que sai de linha.

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A geração G20 é 8,5 centímetros mais comprida, chegando a 4,70 metros. Ficou 1,6 centímetro mais larga e teve o entre-eixos aumentado em 4,1 centímetros, para 2,85 metros, o maior da categoria.

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A dianteira lembra bastante o atual Série 5, renovado recentemente. Os LEDs diurnos contornam os faróis por baixo e o para-choque muda de acordo com a versão. Atrás, as lanternas estão mais afiladas, dando a sensação de maior largura do carro.

Série 3 mais tecnológico

Dentro, o Série 3 ganhou mais tecnologia. O painel é virtual com tela de 8,8 polegadas e há ar-condicionado automático de três zonas, câmera de ré e vidros mais espessos, para melhorar o isolamento acústico. A versão M Sport ganha cluster de instrumentos maior, com 12,3 polegadas, e uma tela central de 10,3 polegadas que controla as funções do carro.

A BMW também lotou o carro com sistemas de segurança ativa. O modelo tem alertas de colisão iminente, detector de pedestres, frenagem automática e controle de cruzeiro adaptativo de série em todos os modelos. Um pacote de opcionais adiciona monitores de faixa de rolamento, assistente de tráfego cruzado e até alerta de direção contrária.


Há também uma assistente pessoal instalada na central multimídia. O sistema pode ser ativado quando o motorista disser “Hey BMW”. A partir daí, o carro aprenderá rotinas e hábitos sozinho, como rotas para o trabalho e até o uso de itens como aquecimento dos bancos.

Sob o capô, o novo Série 3 foi lançado com apenas duas versões, 320d e 330i. O motor a diesel é um 2.0 turbo com 190 cv e 41 mkgf. O 330i é a gasolina e tem um 2.0 turbo de 258 cv com os mesmos 41 mkgf de torque. Segundo a marca, o 330i acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos.

Em 2019, a BMW lançará o M340i com o seis cilindros biturbo de 3,0 litros e 387 cv. Posteriormente, o aguardado M3 também chegará às ruas.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.