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Pininfarina revela hipercarro elétrico de 1.950 cv
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Pininfarina revela hipercarro elétrico de 1.950 cv

Automobili Pininfarina mostrou apenas um teaser do modelo, que deverá estrear no Salão de Genebra do ano que vem

Redação

29 de nov, 2018 · 3 minutos de leitura.

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Pininfarina
Crédito:A Pininfarina mostrou apenas uma imagem da traseira do carro, além de ilustrações. As entregas estão previstas para 2020. Foto: Pininfarina/Divulgação

A Automobili Pininfarina revelou um aperitivo de seu hipercarro elétrico, o PFO. A visão da traseira do cupê esportivo foi revelada na sede do estúdio, em Munique, Alemanha.

O PFO tem motor elétrico de 1.950 cv, tração integral, dois lugares e carroceria de fibra de carbono. De acordo com informações da Pininfarina, o modelo será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h “em menos de dois segundos”. Para chegar a 300 km/h, serão necessários “menos de 12 segundos”. A máxima deverá ultrapassar os 350 km/h.

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Segundo a empresa, “75%” do carro já está pronto. E acrescenta que o PFO terá autonomia de “pelo menos” 450 km. Para recarregar 80% das baterias, a Pininfarina estima um tempo de apenas 40 minutos. Elas estão localizadas entre os bancos e o eixo traseiro.


De acordo com informações da Pininfarina, as baterias serão fornecidas pela empresa croata Rimac Automobili.

Do pouco que se nota do carro, o destaque na traseira é a luz de LED incorporada nos aerofólios divididos. Aparentemente o mesmo conjunto alia lanternas, luzes de freio e ré.

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Além do PFO, a Pininfarina planeja ainda o lançamento de três SUVs elétricos para os próximos cinco anos.

Empresa foi adquirida pela Mahindra

A indiana Mahindra comprou a Pininfarina em 2015, e posteriormente transferiu parte da empresa (estúdio de design e engenharia) da Itália para a Alemanha. O PFO foi concebido em Munique, mas deverá ser produzido de forma artesanal em Cambiano, nas proximidades de Turim, na Itália.


A expectativa da Pininfarina é revelar o carro no Salão de Genebra, em março do ano que vem. As entregas devem começar a partir de 2020. O preço é estimado na faixa entre 1,7 milhão e 2 milhões de euros (entre R$ 7,4 milhões e R$ 8,7 milhões).

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.