HB20 e HR-V estão na dianteira das duas disputas mais emocionantes no mercado de carros. Pela vice-liderança dos hatches pequenos e a liderança dos SUVs compactos, o Hyundai e o Honda levaram pequena vantagem até o fim de novembro.
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Porém, nos últimos meses, a vantagem desses protagonistas veio sendo descontada pelos rivais. Principalmente pelo Ka, no caso do Hyundai, e o Creta, no caso do Honda
Os dois modelos encostaram nos líderes. No caso dos SUVs compactos, há um empate técnico. Até o fim de dezembro, a disputa dos dois segmentos está aberta.
Mas, mesmo que tenham perdido vantagem, o que poderia dar a entender que estão em decadência, enquanto os rivais crescem, eu ainda aposto em HB20 e HR-V para o primeiro lugar. Por quê? Simples: eles são mais consistentes que seus concorrentes.
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Vantagens de HB20 e HR-V
Só tem um carro que é mais amado que o HB20 no Brasil: o Onix. O Chevrolet líder de vendas vai bem com todo tipo de público.
O HB20 não vai bem nas vendas diretas. Essa modalidade é realizada, geralmente, no atacado, para empresas e grandes frotas. Porém, taxistas, pessoas com necessidades especiais e, em alguns casos, produtores rurais, também compram diretamente.
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Em comum? Os descontos são sempre muito bons. Aqui, na maioria dos casos, valem mais o desconto oferecido pela montadora e as condições de pagamento que a empatia do cliente com o produto.
Claro que há exceções. O público PCD, por exemplo, tem diversas opções disponíveis no mercado. Nesse caso, a lógica é a mesma do varejo: vale a o gosto do consumidor, a credibilidade do produto e até a reputação da montadora. E, claro: preço bom sempre ajuda.
Só que HB20 e HR-V praticamente não existem no ranking de vendas diretas. E, enquanto os rivais têm fortes oscilações, por conseguirem ou não fortes vendas diretas em um determinado mês, HB20 e HR-V se mantêm estáveis em emplacamentos.
Isso porque o varejo (vendas nas concessionárias, sem grandes descontos e vantagens) garante um desempenho mais regular. Com raras exceções – grandes oscilações do mercado, ou promoções oferecidas para o modelo ou um rival -, o desempenho mensal acaba ficando sempre em média semelhante.
É por isso que, mesmo que outros rivais se destaquem mensalmente, HB20 e HR-V acabam sempre mantendo o primeiro lugar no acumulado do ano.
HB20 x concorrente
O HB20 é 15º carro mais vendido na modalidade direta e segundo no varejo. No acumulado do ano, às vendas diretas representam 20,2% de seus emplacamentos.
No caso do Ka, são 42,7%. O Gol não está na briga, mas ficou em segundo lugar em novembro – e pode entrar nesta batalha em 2019. As vendas diretas são 66,4% de seu volume.
Nem que quisesse, o HB20 poderia investir forte em vendas para grandes frotas. Sua produção é limitada. A fábrica faz 190 mil unidades por ano em três turnos, dividida entre Creta, o hatch e o sedã HB20S. O varejo absorve quase tudo.
No acumulado do ano, o HB20 tem 96.511 emplacamentos, ante os 94.752 do Ka.
HR-V x rival
No acumulado de 2018, o HR-V é o sexto carro mais emplacado no varejo. Nas vendas diretas, é apenas 54º.
As entregas diretas representam 6,5% de seus emplacamentos, ante 38,9% do Creta, seu principal rival na briga pela liderança dos SUVs compactos.
Este ano, o Honda soma 44.240 unidades vendidas, ante 44.057 do Hyundai.
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