Você está lendo...
O que vai mudar nos carros de entrada em 2019
Mercado

O que vai mudar nos carros de entrada em 2019

Chegadas de novas tecnologias e equipamentos obrigatórios por lei vão agitar o segmento dos compactos

Diego Ortiz

18 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

carros de entrada
Chevrolet Prisma 2020
Crédito:Crédito: Governo Chinês/Divulgação

O mercado de carros de entrada, dominado pelos compactos, vai sofrer uma séria revolução neste ano. Novas gerações de modelos líderes, como o Chevrolet Onix e Prisma e o Hyundai HB20 (este último mais para uma reestilização severa), vão colocar no mercado opções de tecnologia e segurança que vão mudar o patamar do consumidor de base.

Um das mudanças, que nenhum carro vai conseguir escapar, é entrada obrigatória do controle de estabilidade em carros a partir do início de 2020. Então, até por escala, carros novos que chegarem ainda este ano terão o dispositivo, que já é obrigatório nos Estados Unidos há mais de 10 anos.

O ESP serve para não deixar o carro sair da trajetória em uma curva mais fechada ou em uma mudança brusca de direção.

Publicidade


Outra novidade mais tecnológica é que o Onix será o primeiro carro de entrada a ter internet 4G a bordo. Isso vai obrigar os concorrentes a correr atrás de colocar também o sistema, deixando os carros mais conectados. Um passo importante para o consumidor brasileiro ir se acostumando com a chegada de carros autônomos.

Tanto Onix quanto HB20 vão crescer de tamanho por dentro. Isso significa mais conforto para o motorista e passageiro. Isso, mais uma vez, sobe a régua dos compactos, deixando modelos menores como Nissan March e Fiat Uno, por exemplo, em grande desvantagem.

A turboalimentação de motores menores também é um caminho sem volta. Com a adoção deste tipo de motor no Onix e Prisma, líderes absolutos do mercado, as outras montadores terão que oferecer algo similar em breve para ter o mesmo nível de competição. Fiat, Ford, Nissan e Renault terão que correr atrás do prejuízo. Só mesmo a Volkswagen não tem o que temer com seu belo trabalho feito no 1.0 TSi.


Carros para comprar até R$ 80 mil

Hyundai New HB20S Platinum  Safety
Oferta exclusiva

Hyundai New HB20S Platinum Safety

Deixe sua opinião