Você está lendo...
Um em cada cinco motoristas admite uso do celular ao dirigir
Legislação

Um em cada cinco motoristas admite uso do celular ao dirigir

Levantamento do Ministério da Saúde, feito com mais de 52 mil pessoas, mostrou que 20% dos motoristas brasileiros alegam usar o celular enquanto dirigem

Redação

24 de jun, 2019 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

celular
Foram quase 190 mil multas por uso de celular, apenas autuações estaduais, de janeiro a novembro de 2023
Crédito:NHTSA/Divulgação

Um em cada cinco motoristas brasileiros admite usar o celular enquanto dirige. O levantamento feito pelo Ministério da Saúde ouviu mais de 52 mil pessoas entre fevereiro e dezembro de 2018.

Mesmo com todas as campanhas de conscientização e do aumento da classificação da multa, que passou de média para gravíssima, com sete pontos no prontuário, o número de infrações registradas também não para de crescer. Aumentou 24% em 2019 em relação ao período de janeiro a março de 2018.

No total, foram registradas 372,3 mil multas em todo o Brasil. Com valor de R$ 293,47. Em Brasília, segundo o Ministério, as equipes de fiscalização usam câmeras fixas. E até com carros descaracterizados para pegar os infratores. Quase metade dos acidentes no Distrito federal por causados pelo uso de celular ao volante.

Publicidade


Celular não é problema de fiscalização

Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), usar o celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes, pois digitar ou ler mensagens reduz muito o tempo de reação do motorista. Para o presidente Detran, Luiz Carlos das Neves, o problema não é a fiscalização: “Você pode aumentar a multa, mas o que falta realmente é conscientização, é ter civilidade. É a pessoa saber pensar no outro e ter responsabilidade”.

Deixe sua opinião