Você está lendo...
Museu na Itália tem acervo com carros do século 19 até os atuais
Antigos

Museu na Itália tem acervo com carros do século 19 até os atuais

Em Turim, coleção reúne de clássicos de luxo a veículos populares, além de modelos de corrida; Fiat 500 tem ala dedicada a ele

Hairton Ponciano Voz, de Turim, Itália

30 de dez, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

museu de turim
Museu de Turim. CRÉDITO: HAIRTON PONCIANO/ESTADÃO
Crédito:

Quem pensa em fazer turismo na Itália dificilmente inclui Turim no roteiro. Afinal, a cidade industrial no norte do país não tem as gôndolas de Veneza, tampouco o charme de Portofino e está longe de oferecer o apelo de Roma. Mas aqueles que gostam de automóveis não irão se arrepender se planejarem uma esticada até a comuna onde nasceu a Fiat. É ali, aos pés dos Alpes, que fica o Museu Nacional do Automóvel.

Fundado em 1932, o museu passou por uma reforma completa em 2011. Atualmente, o prédio de arquitetura moderna reúne uma coleção de mais de 200 veículos, espalhada por três andares. Por estar quase no “quintal” da Fiat, a marca italiana ocupa boa parte da coleção. Há até mesmo um espaço temático dedicado ao novo Cinquecento, lançado em 2007.

Mas o acervo é diversificado e riquíssimo. Andando pelo prédio, descobrem-se modelos de várias épocas e nacionalidades. Há desde exemplares do século 19, movidos a vapor, até esportivos contemporâneos, como uma Ferrari 458 Italia. Na ala dos clássicos de luxo, estão modelos como o italiano Isotta Fraschini 8A, de 1929, o norte-americano Cord L-29, de 1931, e o inglês Rolls-Royce Silver Ghost, de 1914.

Publicidade


Mas nem só de requinte é feita a coleção do museu. Há uma seção dedicada ao automobilismo, com vários modelos de Fórmula 1, e também uma ala mais descontraída, dedicada ao humor. Nela, há um Uno aberto na parte de cima, como se fosse uma lata de sardinha.

A entrada custa ¤ 12 (cerca de R$ 54). Acima de 65 anos, crianças e adolescentes (de 6 a 18 anos) pagam ¤ 10 (R$ 44).

O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA FPT INDUSTRIAL


Deixe sua opinião