Diogo de Oliveira

16/03/2022 - 7 minutos de leitura.

Aceleramos: Volvo C40 Recharge mostra que gasolina é coisa do passado

Com autonomia para rodar até 444 km e um custo de R$ 75 por recarga, Volvo C40 Recharge tem desempenho de esportivo, com 0-100 km/h em 4,7 s

Volvo oferece garantia vitalícia para toda sua linha de carros no Brasil Crédito: Volvo/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

O preço da gasolina nunca esteve tão alto no Brasil. Após o recente reajuste de 18,8% pela Petrobrás, abastecer o carro está se tornando tarefa dolorosa. Mas e se ele fosse elétrico? É o que o Jornal do Carro experimentou ao avaliar o novíssimo C40 Recharge, da Volvo. O crossover elétrico da marca sueca estreia nesta semana no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, as primeiras 200 unidades começam a chegar no fim deste mês. Elas foram rapidamente reservadas em pré-venda no início de fevereiro, ao preço de R$ 419.950 cada uma. Por ora, o C40 vem apenas na versão topo de linha P8 Ultimate. E, tal como esperado, o SUV com estilo de cupê tem credenciais impressionantes.

Continua depois do anúncio

Nesta configuração, o C40 Recharge tem dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, que geram 408 cv de potência combinada e um torque robusto de 67,3 mkgf. Nas acelerações, o empuxe é tão forte que joga os corpos contra os assentos. A Volvo anuncia a tomada de zero a 100 km/h em rápidos 4,7 segundos.

É uma bela marca, afinal, o SUV traseira de cupê pesa 2,2 toneladas. Parte desse peso vem do pacote de baterias de íon de lítio instalado sob o assoalho. Ele tem capacidade de 78 kWh, o que garante, segundo a Volvo, autonomia de até 444 km no padrão WLTP. Além disso, recarrega 80% da energia em 40 minutos em estações de carga rápida.

Lanternas com LEDs dinâmicos formam pontilhados modernos (Volvo/Divulgação)

R$ 75 para encher as baterias

Esse é um ponto que ainda precisa evoluir. Tanto que a própria Volvo vai investir R$ 10 milhões para lançar uma malha rodoviária de carregadores de alta voltagem no País. A marca vai concluir neste mês a instalação de 13 estações com corrente direta de 150 kW. No carregador doméstico tipo AC de 11 kW, encher as baterias leva entre 7 e 8 horas.

Ou seja, o comprador do C40 terá de instalar um carregador de parede em casa. Se morar em prédio, precisará conversar no condomínio. Mesmo com o rápido crescimento da rede, abastecer um carro elétrico requer tempo. Não é como encostar no posto de combustível.

Quadro de instrumentos de 12,3″ exibe mapas do sistema do Google (Volvo/Divulgação)

Mas você certamente não sentirá saudades da gasolina. Isso porque o custo para encher as baterias do C40 fica entre R$ 75 e R$ 78 na atual bandeira tarifária. Em nossa avaliação, a autonomia se revelou suficiente para quem vive em cidades grandes. A depender do quanto se roda, as baterias podem durar dias, pois o SUV recupera energia nas frenagens.


Leia Mais


Interior “vegano” e hi-tech

O Volvo C40 Recharge também encanta pela modernidade. Não há, por exemplo, botão de partida. Com a chave no bolso, basta segurar as maçanetas para destravar as portas e, uma vez a bordo, colocar o câmbio no “Drive” e acelerar.

Interior usa materiais ecológicos e descarta couro animal (Volvo/Divulgação)

A tela multimídia de 9″ em disposição vertical traz o novo sistema do Google, com loja de aplicativos e integração completa (e rápida) via conta do Gmail. Dessa forma, tem-se uma experiência personalizada. Além disso, a tela é tão rápida quanto um Apple iPad e é conectada à internet. Assim, permite que o próprio veículo “baixe atualizações” de forma remota.

C40 Recharge acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos (Volvo/Divulgação)

O C40 também tem câmeras, radares e sensores que servem aos recursos semiautônomos, como os sistemas de frenagem automática no trânsito e em manobras e a câmera 360° com imagens Full HD na multimídia. No futuro, o crossover elétrico poderá, inclusive, oferecer um modo de condução totalmente autônoma, como o Autopilot, da Tesla.


Outro detalhe é o novo padrão de acabamento “livre de couro”. É o primeiro modelo da Volvo sem couro animal. O crossover usa um tecido sintético chamado Mycrotech, que mistura polímero (trama plástica) e fibra de seda. Mesmo assim, transmite luxo. Quer mais? Além de “vegano”, o C40 será vendido só pela internet. E a Volvo promete não demorar nas entregas.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Avaliação

VW Tiguan Allspace R-Line é bom, mas podia ser melhor; veja o vídeo

Avaliação

Aceleramos: Jeep Commander Blackhawk é SUV esportivo para sete pessoas apressadas

Avaliação

Avaliação: Renault Duster 2024 ganha itens, mas consumo é ruim; veja o vídeo

Avaliação

Vídeo: veja tudo o que mudou no Chevrolet Spin 2025 de 7 lugares

OFERTAS 0KM
R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport

De R$ 149.990 Por: R$ 139.990

Hyundai Creta New Generation Limited Safety

R$ 239.990,00

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

Entrada de 60% (164.994,00) + 36x de R$ 3.927,64

Kia Sportage MHEV MHEV

R$129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Pro Hybrid Max Drive

VER TODAS AS OFERTAS