Você está lendo...
Amber, primeiro carro elétrico russo, choca com visual esquisito
Notícias

Amber, primeiro carro elétrico russo, choca com visual esquisito

Feito com o que parecem ser peças de outros veículos, Amber será produzido a partir de 2025, mas apenas para o mercado russo

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

24 de dez, 2023 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Amber carro russo
Amber parece um Frankenstein com peças de veículos diferentes
Crédito:Universidade Politécnica de Moscou

Imagens desse esquisito protótipo elétrico russo pipocaram em algumas redes sociais nos últimos dias. Chamado de Amber, o veículo foi desenvolvido pela Universidade Politécnica de Moscou, em uma tentativa de construir um modelo elétrico para o mercado russo. Aparentemente conseguiram tirar o projeto do papel, embora não seja possível dizer que com sucesso. 

Ninguém sabe por que o carro tem essa aparência. Afinal, nada no design faz sentido. O para-brisa, as colunas A e B, os espelhos retrovisores, entre outras partes, parecem ter sido arrancados de outros veículos para montar esse Frankenstein. Ele é bem alto e parece inchado, mas tem o piso baixo e um enorme degrau entre a porta e o chão. 



Também tem duas aberturas redondas nas laterais que não fica claro para que servem. Fora que não tem portas ou vidros traseiros. Além disso, seus faróis são minúsculos, as rodas são desproporcionais à carroceria e existem dois ganchos ao lado da saída de ar dianteira que não deveriam estar ali.

Publicidade


Amber estreia em 2025

De acordo com o portal World News Today, o Amber será um carro para o mercado interno russo, feito com algumas peças vindas de outros países. Provavelmente a China, devido às sanções que a Rússia enfrenta por conta da guerra com a Ucrânia. Já o motor elétrico, as baterias e o restante do veículo deverão ser feitos pela Avtotor, empresa automotiva que já produziu modelos de marcas como BMW, Hyundai e Chevrolet, por exemplo.

A produção está marcada para começar em 2025. As especificações técnicas, contudo, ainda são um mistério. Não se sabe qual tipo de motor o carro terá, a potência ou a capacidade da bateria. Mas mesmo que tivesse um desempenho excepcional, sua feiúra não compensaria ter um desses na garagem. Ainda bem que ele vai ficar só na Rússia mesmo…


Jornal do Carro também está no Instagram, confira!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião