Você está lendo...
Novos carros elétricos da GM não terão Apple CarPlay e Android Auto
Notícias

Novos carros elétricos da GM não terão Apple CarPlay e Android Auto

GM está desenvolvendo novo software de espelhamento para smartphones com a Google; sistema fará parte dos novos carros elétricos da Chevrolet

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

08 de abr, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Android Auto elétricos
Novo software da GM vai substituir Android Auto e Apple CarPlay nos futuros carros elétricos da marca
Crédito:Divulgação/Google

Os novos carros elétricos da Chevrolet – como, por exemplo, o novo Equinox EV – não serão equipados com os sistemas atuais de Apple e Google. Isso porque a General Motors decidiu que vai incluir um novo software próprio de espelhamento com smartphones nas próximas gerações de veículos da marca. O sistema em questão está em desenvolvimento pela GM em parceria com a Google e terá o nome de ‘Ultifi’.

A mudança, de acordo com a fabricante, vai acontecer de forma gradativa. No entanto, a marca confirmou que tanto o Apple CarPlay quanto o Android Auto vão continuar disponíveis nos modelos a combustão. O mesmo serve para os veículos eletrificados que já estão no mercado, bem como outros lançamentos próximos, como a Silverado EV.

Chevrolet Blazer EV elétricos
Divulgação/Chevrolet

Publicidade


No comunicado à imprensa, a Chevrolet diz apenas que os novos elétricos vão contar com esse software exclusivo. É o caso do Blazer EV, que será o primeiro a ganhar a tecnologia. Vale lembrar que o SUV elétrico já está confirmado no Brasil e tem previsão de lançamento em 2024. No entanto, ainda não há data de estreia definida.



Assinatura digital

Até o momento, não há informações sobre o sistema. Entretanto, segundo a GM, o software vai oferecer recursos conhecidos, como Spotify, e conexão para Google Maps e Assistant. Além disso, terá atualização remota. Por fim, a GM também comentou que a conexão Bluetooth sem fio vai permanecer para mensagens e chamadas. Já o comando de voz será exclusivo e deve funcionar para diversos comandos internos do veículo.

General Motors Silverado elétricos fábrica
Divulgação/GM

Embora não forneça detalhes, rumores apontam para a possibilidade de a marca oferecer recursos por assinatura digital. Dessa forma, vai fidelizar clientes e aumentar o seu faturamento. De acordo com o diretor digital da GM, Edward Kummer, a plataforma vai integrar o multimídia com o sistema de navegação e os recursos de auxílio ao motorista.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VW Polo Track: “pelado” por R$ 80 mil será que vale?
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.