Adrielle Farias, especial para o Jornal do Carro

09/03/2024 - 6 minutos de leitura. Atualizado: 24/04/2024 | 12:24

‘Apple iCar’: por que a marca da maçã cancelou carro autônomo?

Ao longo de dez anos, bilhões de dólares foram investidos no Projeto Titan, que tinha como objetivo ser um rival dos elétricos da Tesla

Apple iCar foi cancelado após mais de US$ 1 bilhão investidos no Projeto Titan em uma década Crédito: Vanarama.com/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Os planos da Apple de fabricar carros elétricos para competir com a Tesla não irão se concretizar. O Projeto Titan recebeu bilhões de dólares em investimento ao longo de dez anos de pesquisa e integrava parte de uma estratégia da marca da maçã para crescer em novos mercados. Entretanto, a Apple não trabalhava no seu carro autônomo há algum tempo, e a confirmação de que o projeto foi cancelado só surgiu na última semana.

Segundo informações do The New York Times, os funcionários da marca souberam recentemente de que a empresa cancelou o projeto. Os membros que trabalhavam no chamado iCar foram realocados para outros departamentos. O veículo chegou a entrar em testes em vias públicas, mesmo sem ter uma divulgação oficial. Até mesmo patentes foram registradas nos Estados Unidos, o que gerou projeções como esta de topo, feita pelo site Vanarama.

Divulgação/REUTERS – Mike Segar
Continua depois do anúncio

Desenvolvimento do Apple iCar começou em 2014

O Projeto Titan surgiu há dez anos com o objetivo de criar um veículo elétrico de condução autônoma. Ou seja, sem a necessidade de motorista humano ao volante. O desenvolvimento passou por diversas alterações ao longo dos últimos anos, apesar do grande aporte de investimentos – foram cerca de R$ 113 bilhões. O carro tinha o lançamento previsto para 2024, mas foi adiado para 2026 e, posteriormente, para 2028.

Tim Cook, executivo-chefe da empresa, era o grande mentor do iCar. Seu histórico de grandes lançamentos pela marca inclui o Apple Watch, o HomePod e o Vision Pro, que estreou no mercado recentemente. Por acreditar que a Apple precisava continuar em constante criação de novidades, Cook tinha o iCar como peça-chave para o seu legado.

Tesla/Divulgação

Apple investiu mais de US$ 1 bilhão no veículo

Os custos do Projeto Titan já haviam ultrapassado US$ 1 bilhão por ano, com uma equipe composta por mais de 2.000 funcionários da Apple. O alto valor investido pretendia, portanto, entregar um veículo capaz de dirigir sozinho em rodovias, o que exigia o “Nível 5” de condução autônoma, algo ainda indisponível nos carros elétricos atuais. Neste nível, o veículo é capaz de acelerar, frear e fazer curvas sem qualquer intervenção humana.

O plano era de que o iCar custasse menos de US$ 100 mil para concorrer, por exemplo, com modelos como Tesla Model S e Mercedes-Benz EQS. Contudo, marca da maçã não firmou parceria para construir o veículo sobre uma plataforma EV pré-existente, conforme previu o projeto original. Em dado momento, até surgiu uma informação de que a Apple se juntaria com a Hyundai produzir seu carro, bem como de teria uma tecnologia revolucionária de bateria.

Motivos do cancelamento do iCar

Segundo informações de bastidores, o Apple iCar não era consenso entre os maiores executivos da empresa. Por isso, houve um embate sobre a diminuição dos recursos e se o projeto iria adiante. Além disso, o avanço da taxa de juros nos Estados Unidos trouxe preocupações em relação ao preço do carro em relação aos modelos elétricos já existentes.


Outro fator que influenciou o cancelamento do Projeto Titan foi o número elevado de acidentes com carros elétricos autônomos nos últimos anos, sobretudo nos Estados Unidos e com carros da Tesla. Após o anúncio do cancelamento, as ações da Apple subiram 0,5%. Ou seja, um claro indicativo de que os investidores não queriam que a marca da maçã se aventurasse neste mercado, que tem como atual líder a montadora do bilionário Elon Musk.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se
BYD Dolphin ou GWM Ora 03? Veja o comparativo entre elétricos de R$ 150 mil

Notícias relacionadas

Notícias

VW Tarok: flagra mostra mula da picape como sedã Virtus

Lançamentos

Novos Audi A4 e A5 Quattro desembarcam no Brasil; veja os preços

Notícias

Toyota Hilux abandona aerofólio em versões mais caras por problema na peça

Notícias

Novo Honda City surge camuflado em testes e chega em breve

OFERTAS 0KM
De R$ 109.490,00 por R$ 99.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

R$ 129.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO

R$ 144.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X PRO Hybrid Max Drive

R$ 239.990,00 Taxa 0,98 com 60% de entrada em 24x

Caoa Chery Tiggo 8 PRO PHEV

R$ 115.990,00

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 114.990,00 por R$ 106.990,00 OU Taxa 0,99%, com 50% de entrada e saldo em 36 parcelas

Hyundai HB20S Comfort Plus 1.0 TGDI

VER TODAS AS OFERTAS