Você está lendo...
Audi mostra RS6 na versão perua
Notícias

Audi mostra RS6 na versão perua

O Audi RS6 vai voltar ao mercado, mas por ora apenas na versão perua. A montadora alemã divulgou imagem do... leia mais

06 de dez, 2012 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Audi mostra RS6 na versão perua

O Audi RS6 vai voltar ao mercado, mas por ora apenas na versão perua. A montadora alemã divulgou imagem do modelo familiar com atualizações. A principal novidade é a substituição do motor V10 pelo biturbo V8, que gera 560 cv de potência e 71 mkgf de torque.

(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)

De acordo com informações da Audi, o propulsor de 4 litros permite à perua RS6 Avant acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. O câmbio é automático com função sequencial.

Publicidade


O bom desempenho também está relacionado à redução de 100 quilos no peso da perua, na comparação com o modelo anterior. De acordo com a Audi, uma das razões deste “emagrecimento” é o uso de alumínio em 20% da estrutura da carroceria.

Outro destaque é o sistema de suspensão a ar, de série, que permite rebaixa a RS6 Avant em até 20 milímetros. O recurso é acompanhado por amortecedores ajustáveis, que mudam de configuração de acordo com o piso em que o modelo está rodando.


Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.