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Austin-Healey 3000 faz sucesso nas pistas
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Austin-Healey 3000 faz sucesso nas pistas

Belisa FrangioneAs mulheres estão ganhando espaço nas pistas. Bia Figueiredo e Danica Patrick estão entre as mais famosas. A decoradora... leia mais

02 de dez, 2012 · 3 minutos de leitura.

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 Austin-Healey 3000 faz sucesso nas pistas

Belisa Frangione

As mulheres estão ganhando espaço nas pistas. Bia Figueiredo e Danica Patrick estão entre as mais famosas. A decoradora Rose Salmon também faz parte deste time, mas é menos radical que as ex-pilotos da Fórmula Indy – Danica agora compete na Nascar. Apaixonada por automobilismo e carros clássicos, Rose comprou em fevereiro deste ano um Austin-Healey 3000 feito em 1960 para participar de corridas de longa duração.

Quando adquiriu o modelo inglês, ela já estava inscrita na Mil Milhas Históricas, que ocorreu em junho entre os Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Agora, Rose e o Austin-Healey estão na edição argentina da prova, que termina hoje.

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O modelo foi comprado de um colecionador no Canadá. “Pedi a um amigo, que mora em Vancouver, que desse uma olhada no carro. Quando ele confirmou que seu estado geral estava perfeito, resolvi fechar negócio.”

Assim que o conversível chegou, foi levado para uma revisão minuciosa. A parte mecânica ficou a cargo do marido de Rose, Hervé Salmon. “Quando o Austin chegou, ele examinou toda a estrutura e viu que o tanque estava enferrujado. Foi preciso encomendar outro novo.”


Vaidosa, Rose diz que obedece um ritual antes de tomar o volante do carro: veste chapéu e echarpe. “Ele passa facilmente dos 100 km/h. Esses acessórios ajudam a me proteger do vento”, conta. O carrinho tem motor seis-cilindros 3.0 de 132 cv.

História. O Austin-Healey 3000 surgiu em 1959 a partir da parceria entre a inglesa Austin e o projetista Donald Mitchell Healey. Houve três séries.

A primeira tem dois carburadores e freios a disco na frente. Em 1961, na segunda, o carro ganhou um terceiro carburador, solução abandonada dez meses depois devido às dificuldades para mantê-los ajustados.


A última série, de 1963, tem painel de madeira e detalhes de couro. Foi produzida até 1968.


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