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Avaliação: Série 1 cresce e fica melhor
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Avaliação: Série 1 cresce e fica melhor

A BMW começa a vender no País o novo Série 1, que chega em versão única, 118i, com três opções de acabamento. No catálogo inicial o preço sugerido é de R$ 113.370 (alta de R$ 8.370 em relação à tabela anterior ao novo IPI)

15 de mar, 2012 · 5 minutos de leitura.

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 Avaliação: Série 1 cresce e fica melhor

LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
FOTOS: BMW/DIVULGAÇÃO

A BMW começa a vender no País o novo Série 1, que chega em versão única, 118i, com três opções de acabamento. No catálogo inicial o preço sugerido é de R$ 113.370 (alta de R$ 8.370 em relação à tabela anterior ao novo IPI).

No Urban Line, vai a R$ 119.220 e traz detalhes visuais na cor branca, como a grade dianteira, costura dos bancos e contorno da chave. As rodas são de 16”. No Sport Line, a tabela é de R$ 122.900, os detalhes são vermelhos – a grade é preta – e as rodas têm 17”. O Full chega em maio com rodas de 18”e preço sugerido de R$ 148.300.

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O trem de força é novo: motor quatro-cilindros de 1,6 litro, com turbo e injeção direta de gasolina, que gera 170 cv (são 25,4 mkgf de torque a apenas 1.500 rpm). O câmbio é automático sequencial de oito velocidades.

O ganho em relação ao propulsor 2.0 aspirado da geração anterior (156 cv) é evidente quando se acelera. O 118i é esperto, com mais pegada em baixas rotações, e foi-se embora o jeito morno.

São de série os sistemas start&stop (que desliga o motor em semáforos, por exemplo) e de recuperação de energia de frenagem – guardada na bateria do carro. O BMW oferece modo de condução Eco Pro, que ajuda a poupar combustível, ativado por botão no console (há ainda os modos Comfort, Sport e Sport plus – este apenas nos catálogos Sport Line e Full). A direção tem assistência elétrica (antes era hidráulica).


O Série 1 ficou 8,5 cm mais comprido e 1,7 cm mais largo, com acréscimo de 5,1 cm na bitola dianteira e 7,1 cm na traseira – o que pode melhorar seu desempenho em curvas. O entre-eixos cresceu 3 cm. Segundo dados da marca, há 2,1 cm a mais para as pernas. Mas o hatch continua bom para apenas dois atrás.

A carroceria está 90 kg mais pesada. O lado bom foi o ganho de 10% na rigidez torcional. Isso também colabora com a estabilidade.


Interessante é o novo sistema de abertura do capô, feito por uma única alavanca interna. Não é mais necessário procurar pela segunda trava, que em geral fica na parte dianteira do carro.

Até o fim do ano virão as versões 116i e 125i. As duas trarão variações do motor 1.6 – com 136 cv e 218 cv, respectivamente.


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