RAFAELA BORGES
Na teoria, o apelo é familiar. Na prática, essa Volvo feita na Suécia tem pegada esportiva. Derivada do sedã S60, a perua V60 traz comportamento mais empolgante e está disponível no País nas versões T5, tabelada a R$ 139.900, e T6, a R$ 199.900.
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No caso da primeira, o motor é quatro-cilindros 2.0 turbo de 240 cv. Há dois pacotes de equipamento: Comfort e Dynamic, este a R$ 149.900. A T6 traz o V6 3.0 turbo de 304 cv.
Avaliamos a configuração 2.0 de topo, que traz o propulsor como um dos destaques. O bom torque, de 32,6 mkgf a 1.800 giros, promove respostas vigorosas desde as baixas rotações e boa disposição para acelerações e retomadas de velocidade.
Também colabora com a V60 o rápido câmbio automatizado de duas embreagens e seis marchas, com opção de trocas sequenciais. Ficaria ainda melhor se a perua tivesse aletas para mudanças no volante.
Conforme informações da Volvo, a V60 T5 vai de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. E o motor tem um ronquinho vigoroso quando provocado pela pressão no acelerador. O som poderia ser mais bem apreciado se o ruído do vento não invadisse tanto a cabine.
É o comportamento dinâmico que diferencia a perua do sedã S60. A V60 traz um recurso chamado Sports Chassis, que altera o modo de ação dos amortecedores, deixando-os mais firmes e propícios à condução esportiva. O carro fica bem à mão em curvas, divertido e instigante.
O controle de estabilidade, de série em todas as versões, ajuda, mas a tração 4×4 é exclusividade da T6 – na T5, é dianteira. O carro ficaria melhor se a direção tivesse respostas mais rápidas.
O ajuste firme dos amortecedores não é muito adequado aos pisos irregulares típicos das vias brasileiras. Ao rodar sobre piso acidentado, surgem baques secos e há certo desconforto aos ocupantes da perua.
Nos detalhes, a V60 agrada. O visual é bonito e ressaltado pelo kit esportivo R-Design, de série no carro vendido no Brasil. Inclui bancos de couro com costura destacada e detalhes de alumínio na espaçosa cabine.
No quesito segurança há o City Safety. Também de fábrica, o sistema aciona os freios ao “perceber” iminência de colisão – com o carro a até 50 km/h.
A T5 Dynamic se diferencia da Comfort por ter teto solar, faróis de xenônio e banco do motorista com ajustes elétricos. GPS e detector de pedestres, só na T6.