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Azera 2012 partirá de R$ 120 mil
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Azera 2012 partirá de R$ 120 mil

Próxima geração do sedã Hyundai, que é vendido na Coreia do Sul com o nome de Grandeur, chegará às concessionárias do Brasil nas próximas semanas. Maior e mais potente, também ficará mais caro

02 de nov, 2011 · 2 minutos de leitura.

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 Azera 2012 partirá de R$ 120 mil

TEXTO: TIÃO OLIVEIRA
FOTO: DIVULGAÇÃO

A linha 2012 do Azera chegará às autorizadas Hyundai do País nas próximas semanas. A nova geração do sedã sul-coreano partirá de cerca de R$ 120 mil, conforme o Jornal do Carro antecipou em junho.

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Maior e totalmente renovado, o modelo foi apresentado no início do ano no Salão de Seul. O novo Azera, que é vendido na Coreia com o nome de Grandeur, é maior que o anterior. Tem 2,84 metros de entre-eixos – 6,5 centímetros a mais. O comprimento é de 4,91 metros (mais 2 centímetros).

O motor 3.3 V6 de 265 cv deu lugar ao 3.0, que, embora sendo “menor”, tem injeção direta de gasolina e gera 270 cv. O câmbio é automático de seis marchas.

As rodas de 18 polegadas são calçadas em pneus 245/45 R18. O painel de dois tons acompanha as linhas dos recentes lançamentos da marca, como o Sonata, e inclui monitor de LCD.


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.