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Berlinetta se torna o Fiat mais caro da história após venda por R$ 14,4 mi
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Berlinetta se torna o Fiat mais caro da história após venda por R$ 14,4 mi

Fiat 8V Berlinetta Zagato, de 1953, foi vendido por US$ 2,9 milhões em leilão realizado pela RM Sotheby’s, em Monterey, Califórnia (Estados Unidos)

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

22 de ago, 2023 · 3 minutos de leitura.

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Fiat
Cupê esportivo teve apenas 114 exemplares produzidos entre 1952 e 1954
Crédito:Reprodução/Internet

Potência e beleza estão entre as credenciais do 8V Berlinetta Zagato, de 1953, que marcou a história no último fim de semana como o Fiat mais caro de todos os tempos já vendido em leilão. O montante – pago por um comprador que não quis se identificar – é de US$ 2,9 milhões. Valor equivalente a quase R$ 14,4 mi, na conversão direta. O arremate foi feito durante o leilão organizado pela RM Sotheby’s, em Monterey, Califórnia (Estados Unidos).



Até o momento, no entanto, o recorde de Fiat mais caro já vendido em leilão pertencia ao 8V Vignale, de 2,21 milhões de euros (R$ 12 mi). A negociação, feita pela Finarte, aconteceu em 2018.

Voltando ao 8V Berlinetta Zagato, cabe salientar que o carro atinge mais de 200 km/h. Isso é, contudo, um feito e tanto para os padrões da década de 1950. Provavelmente, trata-se do único exemplar equipado com o motor de competição Tipo 104.004.

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Modelo é o único Fiat produzido com um V8 na Fiat (Reprodução/Internet)

Que motor é esse?

Em síntese, o 8V Berlinetta Zagato carrega o V8 (único Fiat produzido com um V8 na história da empresa italiana) de 2 litros, com duas válvulas por cilindro e dois carburadores Weber – quatro cilindros. Tem potência máxima de 127 cv. Isso dá 22 cv a mais que o modelo básico, afinal, aprimoramentos como taxa de compressão aumentada (para 8,75:1), pistões forjados e válvulas sobredimensionadas no motor ajudam nas melhorias mecânicas. Tem câmbio manual de quatro marchas.

Fiat 8V Berlinetta Zagato (Reprodução/Internet)

No quesito estética, o modelo da marca italiana é um dos 25 exemplares com carroceria feita pela Zagato. Ademais, trata-se de um dos oito exemplares que ostentam o teto ondulado típico da Carrozzeria Zagato, da década de 1950.

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