Recentemente, a BMW anunciou a nova plataforma Neu Klasse, que vai equipar seus modelos a partir de 2025. E, em conjunto, também confirmou o desenvolvimento de novas baterias. Trata-se da Gen6, que promete melhorar a autonomia dos veículos, chegando até 1.000 km. Esse número, inclusive, é o limite que a montadora alemã vai alcançar com seus carros. De acordo com o chefe de eficiência dinâmica da BMW, Thomas Albercht, as baterias Gen6 darão 30% ou mais de alcance que as Gen5 atuais. Portanto, “não vamos além de 1.000 km de autonomia, mesmo que possamos. Não achamos que um alcance tão longo seja necessário”, disse ao site Autocar.
As baterias de sexta geração vão adotar um formato cilíndrico, substituindo de vez as células planas e prismáticas. Com isso, também prometem melhorar o tempo de carregamento. Segundo a BMW, elas serão capazes de suportar recargas ultrarrápidas de até 270 kW. Ou seja, uma melhora de 30% em relação à geração atual. Estima-se também que as baterias Gen6 poderão ser de 10% a 20% mais leves. Isso acontece porque são mais compactas, com cerca de 46 mm de diâmetro. Ainda segundo a BMW, elas devem utilizar menos cobalto e mais níquel, o que fornece uma densidade energética 20% maior.
Vale apontar que, na corrida pela eletrificação, diversas marcas estão apostando no aumento de autonomia e na redução de preço. No entanto, ainda é raro ver modelos que alcancem 1.000 km. Recentemente, a CATL, fabricante chinesa, lançou uma nova bateria que promete alcançar essa marca. Nela, a recarga de 80% da poderá ser feita em 10 minutos. Já a bateria de estado sólido criada em Harvard promete recarga em até 3 minutos.
Ciclo de vida
Além de utilizarem uma química exclusiva da BMW, as baterias terão novo design. No geral, serão mais finas. Portanto, permitirão maior flexibilidade no processo de instalação. Além disso, terão maior longevidade. De acordo com Thomas Albrecht, o ciclo de vida das novas células será de mais de 10 anos. “Está vindo uma legislação para garantir a vida útil da bateria. Por exemplo, nos EUA, as baterias devem manter um mínimo de 80% de desempenho após 10 anos. Seremos melhores do que isso”, declarou Albrecht.
Novas fábricas
Para comportar a demanda, está nos planos da BMW a construção de seis novas fábricas de baterias no Canadá, China, Europa, México e Estados Unidos. Uma meta ambiciosa, mas a própria montadora afirma o intuito é reduzir a necessidade de transporte. Dessa forma, reduzirá custos logísticos. Hoje, as baterias respondem por cerca de 40% do custo total de um carro elétrico. Outra meta da marca é reduzir 60% das emissões de carbono na produção.