Você está lendo...
Bombou! Veja o vídeo da Kombi elétrica com a Elis Regina e Maria Rita
Lançamentos

Bombou! Veja o vídeo da Kombi elétrica com a Elis Regina e Maria Rita

Dueto inesperado entre as cantoras, mãe e filha, viralizou no vídeo que anuncia retorno da Kombi ao Brasil na moderna versão elétrica ID. Buzz

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

08 de jul, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

VW ID.Buzz Kombi elétrica Elis Regina Maria Rita
Maria Rita e a mãe, Elis Regina surgem em dueto emocionante no vídeo de lançamento da VW ID.Buzz no Brasil
Crédito:Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen anunciou nesta semana a chegada da ID.Buzz ao Brasil. O anúncio aconteceu durante às comemorações pelos 70 anos da marca no País. O retorno da Kombi na moderna versão elétrica foi a “cereja do bolo”. Tal como o Jornal do Carro antecipou há um ano, a van a bateria da linha ID virá ao mercado nacional em breve. De início, o modelo terá apenas 70 unidades. Por enquanto, a VW não revelou o preço da Kombi elétrica.

E a marca viralizou ao publicar um vídeo feito com tecnologia de inteligência artificial. O filme traz a imagem da cantora Elis Regina, que morreu em 1982, com sua filha, Maria Rita, que também é cantora. As duas aparecem juntas em um inesperado dueto da canção “Como Nossos Pais”, composta por Belchior e eternizada por Elis. A tecnologia é conhecida como “deep fake” e aplica IA para criar conteúdos realistas. A produção foi da agência AlmapBBDO.

O filme foi exibido pela primeira no evento de 70 anos da Volkswagen, no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para um público de cinco mil pessoas, entre funcionários e convidados da marca. Além disso, estava presente a própria Maria Rita, que cantou a canção ao vivo – e se emocionou. A cantora chegou a chorar abraçada com Ciro Possobom, CEO da VW do Brasil.

Publicidade


Elis Regina e Maria Rita cantam em vídeo emocionante da nova Kombi elétrica

Veja o vídeo completo da chegada da VW ID.Buzz com Elis Regina e Maria Rita

De início, o filme mostra Elis Regina ao volante de uma Kombi clássica, enquanto Maria Rita dirige a moderna ID.Buzz. Logo em seguida, surge o slogan “Volkswagen, sucesso que passa de geração em geração”.

Em outra referência à canção de Belchior, o vídeo anuncia que “o novo sempre vem”, assim como na música composta no ano de 1976. Ademais, a campanha da Volkswagen reproduz outras imagens, e nelas reaparecem clássicos como SP4, Fusca, Gol e outros modelos nacionais.


Assim, com a ferramenta de inteligência artificial, foi possível criar um dublê e uma imagem real de Elis Regina, mas com a voz original da cantora. E, claro, o presente da marca, com um dos maiores encontros entre as gerações da música popular brasileira.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
VOLVO EX30: NOVO SUV ELÉTRICO COMPACTO CHEGA EM 2024

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.