A BYD lançou nesta segunda-feira (9) a pedra fundamental da fábrica de Camaçari, na Bahia, após longo período de negociações entre o Governo do Estado e a Ford, antiga proprietária do local. Para simbolizar o início das obras, a chinesa levou seus elétricos de maior sucesso no País, o hatch Dolphin EV e o SUV Yuan Plus. Assim, a marca sinaliza o que o Jornal do Carro antecipou: a dupla será feita em solo baiano, assim como o SUV híbrido plug-in Song Plus.
Aliás, para a cerimônia de posse da fábrica, a BYD preparou um exemplar do Dolphin EV customizado para a Polícia Militar da Bahia. Do lado político, o governador baiano, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou que enviou à Assembleia Legislativa um projeto de isenção de IPVA para carros elétricos de até R$ 300 mil no Estado. Além dos carros de passeio, a BYD já confirmou que vai construir uma unidade de produção de baterias em Camaçari.
Cronograma da fábrica da BYD na Bahia
A fábrica da BYD em Camaçari, na Bahia, irá ocupar o local onde a Ford produziu carros por mais de 20 anos no Brasil. Mas a montadora chinesa ainda vai demorar a fabricar seus veículos por lá. Segundo Alexandre Baldy, porta-voz da BYD no Brasil, isso só deve acontecer no 1º trimestre de 2025. Ou seja, um pouco depois do cronograma inicial, que previa o início das operações no 2º semestre de 2024.
A compra da unidade não se deu de forma direta por questões internas na Ford e na BYD. A solução foi o governo do Estado da Bahia adquirir a fábrica e, em seguida, vendê-la. Após a resolução do impasse, os chineses fecharam negócio. E, então, deram início a uma avaliação minuciosa da área construída. A BYD planeja utilizar os prédios da Ford e expandir com novas construções. Aliás, Baldy sinalizou que há intenção de “mudar todo o layout”.
Dessa forma, a unidade – que produzia a linha Ka (hatch e sedã) e o SUV Ecosport – deverá se tornar a maior fábrica da BYD fora da China. Para isso, receberá um investimento de R$ 3 bilhões. Com esse montante, a montadora pretende iniciar a operação com a fábrica de processamento de fosfato e lítio, matéria-prima das baterias. Logo depois, em janeiro de 2025, dará início à montagem de carros elétricos e híbridos do tipo plug-in no País.
Os carros que a BYD vai fabricar na Bahia
Conforme o Jornal do Carro contou em junho, a BYD vai produzir o hatch elétrico Dolphin EV e o SUV híbrido Song Plus na fábrica de Camaçari, já com tecnologia híbrida flex. Além da dupla, a chinesa deve montar no local o SUV elétrico Yuan Plus. A BYD não fala em data exata ou qual modelo vai inaugurar a fábrica. Hoje, a empresa vende os elétricos Dolphin, D1, Tan, Han e Yuan Plus, bem como o Song Plus DM-i. Todos são importados da China.
BYD Dolphin: um fenômeno de vendas
A BYD deverá ser a primeira fabricante a produzir um carro elétrico em solo brasileiro. Este modelo tem tudo para ser o Dolphin EV, que estreou em junho. Com mais de 1.000 unidades entregues apenas em setembro, o hatch elétrico se tornou um fenômeno de vendas e vem quebrando recordes. Por isso, naturalmente, deverá ser o escolhido.
O hatch elétrico chegou com preço de R$ 149.800 e estremeceu rivais como, por exemplo, o Renault Kwid E-Tech. A configuração de entrada traz um motor elétrico dianteiro de 95 cv e 18,3 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos e alcança velocidade máxima de 150 km/h. A autonomia, por sua vez, é de 291 km segundo o Inmetro.
Já o Dolphin Plus estreou no mercado brasileiro com uma proposta mais robusta. Para isso, ganhou o mesmo conjunto elétrico do SUV Yuan Plus. Ou seja, entrega 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque. Assim, acelera de 0 a 100 km/h em 7 segundos. A autonomia, de acordo com a BYD, é de 427 km no ciclo WLTP. Uma diferença significativa.
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