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Novo BYD Tan está pronto para estreia e chega às lojas no fim de abril
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Novo BYD Tan está pronto para estreia e chega às lojas no fim de abril

SUV elétrico de sete lugares, que foi o primeiro carro da BYD no Brasil, terá novo visual e bateria com mais capacidade para rodar até 400 km

Thais Villaça, Especial para o Jornal do Carro

15 de abr, 2024 · 4 minutos de leitura.

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BYD Tan
BYD Tan chegará ao mercado de cara nova e com mais autonomia
Crédito:BYD/Divulgação

O Tan, primeiro modelo da BYD que estreou no mercado brasileiro em 2022, está prestes a mudar. Depois de passar por atualizações na China, em setembro do ano passado, o modelo desembarca por aqui ainda neste mês. De acordo com apuração da Autoesporte, o SUV elétrico para sete passageiros será apresentado aos concessionários em 22 de abril e estará disponível para venda logo em seguida.



Além do visual atualizado, que lembra o do “irmão” Yuan Plus, o Tan – chamado Tang em outros mercados – deve receber uma nova bateria com 108,8 kWh, contra 86,4 kWh do modelo anterior. Desse modo, a autonomia deve aumentar dos atuais 309 km, conforme as medições do Inmetro, para cerca de 400 km (já que são 526 km no ciclo WLTP). Contudo, ainda não virá com a segunda geração das baterias Blade, que deverá chegar aos carros da marca somente em agosto.

BYD Tan
BYD/Divulgação

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Outras mudanças no BYD Tan

Há outras mudanças presentes no SUV renovado. Um exemplo é o novo sistema de suspensão, que deve receber amortecedores adaptativos. Outra novidade será o aumento na potência de recarga. São 11 kW em corrente alternada (AC) e 170 kW em corrente contínua (DC). Ou seja, vai recarregar mais rápido, recuperando a carga de 20% para 80% em apenas meia hora.

Por dentro, o veículo terá novos revestimentos, mas manterá o painel de instrumentos digital de 12,3″, multimídia com tela giratória da central multimídia de 15,6″. O sistema, entretanto, passará a se conectar a Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já a tecnologia VL2, que permite usar o carro como um gerador em caso de queda de energia, não está confirmado para o Brasil. O recurso está disponível nos carros da China e da Europa.

Já o trem de força vai permanecer o mesmo. O Tan traz dois motores elétricos, um em cada eixo, capazes de entregar até 517 cv de potência e 69,3 mkgf de torque. A tração é integral sob demanda. Com esse conjunto, acelera até os 100 km/h em 4,6 segundos e chega a uma velocidade máxima de 180 km/h. Atualmente o preço é de R$ 529.890, mas é possível que o valor aumente com a chegada do modelo renovado.


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.