Muita gente não lembra, mas o Tan foi o primeiro automóvel da BYD vendido para o público em geral no Brasil. Agora, no entanto, o modelo (que chegou em 2022) ganhou reestilização e, por quase R$ 7.000 a mais, oferece novos itens de série, visual atualizado e baterias com mais capacidade. Isso, na prática, aumenta a autonomia do SUV de sete lugares. Preço sugerido: R$ 536.800.
Começando pelo visual, as mudanças são bem pontuais. Basicamente, a BYD mudou o desenho de ambos os para-choques e da grade do Tan, agora, mais fechada e alinhada ao visual do irmão menor Yuan Plus. Este, aliás, é o caminho reverso ao tradicional. Afinal, a praxe é que os carros de menor porte adotem a cartilha dos modelos de topo, e não o contrário. Pois bem, tirando isso, as lanternas traseiras, que se estendem de ponta a ponta, ganharam um pequeno filete de LEDs. Nem mesmo as rodas, de 22″, mudaram.
Mas, se o visual do concorrente de SUVs como Audi Q7, Volvo XC90 e Mercedes-Benz GLB, por exemplo, foi praticamente inalterado neste facelift, o que de fato importa está debaixo da carroceria – mais precisamente, sob o assoalho. Agora, o grandalhão (veja as medidas na ficha técnica, abaixo) recebeu aumento de capacidade das baterias. O conjunto Blade ficou 25% maior e pula de 86,4 kWh para 108,8 kWh. Desse modo, benefício direto à autonomia, que aumenta em 121 km e agora chega a 430 km, de acordo com números do Inmetro.
A marca afirma que o Tan pode ser recarregado de forma ultrarrápida, em apenas 30 minutos. Isso vale, a princípio, para alimentação de 30% a 80% da bateria, em equipamentos DC.
Mesma potência e 0 a 100 km/h mais lento
A motorização segue igual. Portanto, são dois propulsores elétricos (tração integral) que, juntos, somam 517 cv de potência. O torque, aumentou. Foi de 69,3 mkgf para 71,4 mkgf. Por outro lado, a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,9 segundos. Ou seja, o tempo aumentou na comparação com os 4,4 segundos da versão anterior. Isso se justifica pelos 141 quilos extras de peso do SUV por conta da bateria maior (2.489 kg para 2.630 kg). Mesmo assim, a velocidade máxima aumentou, indo de 180 km/h para 190 km/h. Seja como for, a BYD afirma que o consumo do novato é equivalente a 40 km/l em veículos a combustão.
Ainda na mecânica, o carro adota suspensão eletrônica semiativa DiSus-C. Com ela, dá para alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores por meio de toques na tela central. Há modo conforto ou esportivo, que muda a pegada do SUV em relação à mecânica.
Ao volante, seu torque instantâneo garante boa agilidade. E, na pista do Haras Tuiuti, no interior de São Paulo (local do lançamento para a imprensa), mostrou fôlego de sobra, bem como arrancadas vigorosas. Mesmo diante da impossibilidade de explorar os diversos recursos do carro, ou mesmo testá-lo em condições reais de uso, o SUV mostrou boa dose de conforto. E é bom de curvas. As suspensões (McPherson na dianteira e Multilink na traseira) ficam na medida certa. Porém, no modo esportivo, naturalmente, tende a filtrar menos as imperfeições do solo e também tornar-se um pouco rígida demais para um carro familiar.
Capacidade do porta-malas e o que tem de novo
Em relação ao espaço do porta-malas, no Tan cabem 235 litros de bagagem mesmo com sete pessoas a bordo. Com cinco ocupantes, salta para 940 litros. Por fim, caso as duas últimas fileiras de bancos estejam rebatidas, a litragem supera os 1.655 litros.
Por dentro, tem novo logotipo no volante, e o quadro de instrumentos continua totalmente digital e com tela de 12,3″, bem como a central multimídia, que tem tela giratória de 15,6″. São novos o software e algumas funcionalidades, como o espelhamento Android Auto e Apple CarPlay. Há, também, portas USB e SD card, e até função Karaokê, como já visto em outros modelos da BYD.
O modelo incorporou o sistema de áudio Dynaudio Performance, com potência máxima de 775W e 12 alto-falantes, proporcionando som de altíssima qualidade. Saídas de ar individualizadas com painel de controle central em tela touch para as fileiras traseiras, bancos dianteiros com quatro opções de massagem, ventilação, aquecimento e melhorias no pacote acústico com mais isolamento sonoro são outras novidades do BYD Tan 2024. Por fim, destaque para o novo teto solar panorâmico.
Tecnologia
O Tan 2024 tem câmera de 360° e soma mais de 30 recursos de segurança ativa que funcionam por meio de 15 sensores (câmeras e radares). Dentre os sistemas ADAS, há recursos como piloto automático adaptativo, frenagem automática, alerta de tráfego cruzado na traseira, monitoramento de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, entre outros. Ademais, tem Head Up Display (informações do quadro de instrumentos aparecem no para-brisa) e farol alto adaptável.
Por fim, o SUV da BYD é oferecido nas cores branco Neve, cinza Montanha e preto. O Tan 2024 já está disponível nas concessionárias da marca, e conta com garantia de cinco anos ou 500 mil km para o veículo e de oito anos para as baterias. Quem comprar, ganha carregador Walbox grátis.
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