Você está lendo...
BYD lança SUV elétrico Yuan EV com preço de Jeep Compass Trailhawk
Lançamentos

BYD lança SUV elétrico Yuan EV com preço de Jeep Compass Trailhawk

Novo SUV elétrico da BYD, Yuan EV tem motor de 204 cv e preço de R$ 269.990; modelo está em pré-venda e entregas começam em dezembro

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

17 de nov, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

BYD
BYD Yuan Plus EV consegue rodar até 458 km com uma carga
Crédito:BYD/Divulgação

Após um breve período de pré-venda, o BYD Song Plus está no Brasil. O SUV é o primeiro híbrido da marca chinesa no País – até agora, a BYD tinha apenas carros elétricos disponíveis. No entanto, a surpresa ficou por conta da revelação do Yuan Plus EV, novo SUV médio elétrico que estreou há poucos meses na China. O modelo desembarca por aqui para ser um dos SUVs a baterias mais acessíveis. O preço (ainda salgado) de R$ 269.990 o deixa próximo de modelos como, por exemplo, Chevrolet Bolt, Nissan Leaf e o recém-lançado Peugeot e-2008.

Curiosamente, esse valor é o mesmo do Song Plus, que também custa R$ 269.990. Mas, além de ser elétrico e sem emissões, o Yuan é o primeiro veículo construído sobre a plataforma 3.0 da BYD. Assim, tem arquitetura mais moderna que os elétricos Han EV e Tan EV. Em relação à mecânica, o novo SUV tem um motor de 204 cv de potência e 31,6 mkgf de torque, e acelera de zero a 100 km/h em 7,3 segundos. Já a velocidade máxima é limitada em 160 km/h. Conforme antecipamos nos últimos dias, o Yuan EV desembarca no início de dezembro.

BYD
Divulgação/BYD

Publicidade


De acordo com a marca, o Yuan Plus utiliza as baterias Blade, com lâminas mais leves, menores e mais resistentes. O conjunto tem capacidade de 60 kWh. Portanto, entrega autonomia total de 458 km com carga completa. Assim, supera o Peugeot e-2008, concorrente direto que roda até 345 km. No mais, o SUV chinês consegue recuperar até 80% de carga em cerca de 30 minutos, quando conectado em um carregador com potência de 80 kW.



SUV moderno

No visual, o Yuan EV é sofisticado e moderno. Segundo a BYD, o desenho remete a um dragão, criatura que é símbolo da cultura chinesa. Por isso, tem iluminação Full LEDs. Os faróis são estreitos e descem em diagonal até se conectarem à grade, como no Nissan Kicks. A carroceria é cheia de vincos, mas bojuda. Na traseira, as lanternas em peça única vão de ponta a ponta. E molduras prateadas nas colunas traseiras que imitam as escamas do dragão. As rodas de liga leve são de 18 polegadas e há cromados por todos os lados da carroceria.

BYD
Divulgação/BYD

Como adiantado pelo Jornal do Carro, o novo SUV elétrico da BYD tem 4,45 m de comprimento, 1,61 m de altura, 1,87 m de largura e 2,72 m de entre-eixos. Com essas medidas, tem porte semelhante ao de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O porta-malas, por sua vez, tem 440 litros de volume. Quando chegar ao Brasil, o Yuan terá cinco opções de cores metálicas, com opção de vermelho, azul, cinza, verde e branco. Nenhuma delas terá custo extra.

Central rotativa

Mas o destaque do novo SUV é o interior. A cabine tem design futurista e acabamento sofisticado. A multimídia rotativa de 12,8 polegadas é um elemento marcante. Outro item é o quadro de instrumentos digital, que tem uma pequena tela flutuante atrás do volante. No mais, há detalhes interessantes como os alto falantes com cordas que imitam o visual de uma guitarra e as maçanetas redondas. Além disso, o Yuan EV tem teto solar panorâmico.

Divulgação/BYD

Em relação à segurança, o SUV vem muito bem equipado e terá recursos avançados de assistência à condução. O pacote reúne, por exemplo, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem automática de emergência, do farol alto adaptativo, assistente de estacionamento, assistente de permanência e saída de faixa, entre outros sistemas semiautônomos. Com tudo isso, o Yuan EV custa praticamente o mesmo que o Jeep Compass Trailhawk 4×4 com motor 2.0 turbo diesel e todos os opcionais (R$ 268.420). É quase a metade do preço do SUV de 7 lugares Tan EV.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.