Você está lendo...
Cadillac Escalade IQ: SUV elétrico tem 760 cv e maior bateria do mundo
Lançamentos

Cadillac Escalade IQ: SUV elétrico tem 760 cv e maior bateria do mundo

O Cadillac Escalade, um ícone da marca, tornou-se um elétrico com potência de 760 cv, tela de "cinema" a bordo e a maior bateria do mundo

Ana Carolina Bilatto, especial para o Jornal do Carro

14 de ago, 2023 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Cadillac Escalade
Cadillac Escalade IQ: SUV elétrico de luxo
Crédito:Cadillac/ Divulgação

Ícone da marca Cadillac, o SUV Escalade ganhará em breve a inédita versão elétrica IQ, que chegará ao mercado norte-americano no ano que vem, já como linha 2025. O modelo foi a porta de entrada da marca de luxo da General Motors no segmento de SUVs premium. A história do Cadillac Escalade começa em 1999. Logo após chegar às revendas da marca, o utilitário ganhou popularidade entre celebridades no país. Assim, tornou-se um ícone entre os SUVs norte-americanos.

Pois o Cadillac Escalade IQ terá uma enorme sala de estar a bordo, bem como o maior pacote de baterias disponível atualmente em um veículo do tipo no mundo. Segundo a marca de luxo da General Motors, o conjunto terá capacidade de 200 kWh e, assim, será capaz de fornecer autonomia para cerca de 720 km com a carga completa.



Feito sobre a plataforma Ultium da GM, o Cadillac Escalade IQ mantém o formato quadrado do modelo a combustão, mas com modernizações. A primeira é que o utilitário chega em versão elétrica com dois motores, que, juntos, geram 760 cv de potência. Já o torque máximo alcança impressionantes 1.064 mkgf. Com tamanha força, o SUV de luxo acelera de zero a 100 km/h em 5 segundos. Vale dizer que o modelo tem 5,70 m de comprimento.

Publicidade


Seja como for, a Cadillac se preocupou com o tempo de recarga do enorme pacote de baterias. Mesmo com um componente tão grande, o sistema de 800 volts garante ao menos 160 km de recarga em apenas 10 minutos em estações de recarga ultrarrápida. Além disso, a marca diz que reduziu em 15% o arrasto em relação à versão anterior, o que colabora para um menor gasto de energia.

Cadillac Escalade
Cadillac/ Divulgação

Saiba mais sobre o novo Cadillac Escalade IQ

Mas o destaque é o interior do Cadillac Escalade IQ, com o painel que traz uma tela panorâmica de 55 polegadas com instrumentos, GPS e claro, entretenimento. O sistema utiliza a arquitetura Snapdragon Cockpit Platform, da Qualcomm. Se parece exagerado, ainda tem outra tela no console, para comandos de climatização e sistema de massagem dos bancos.


Ademais, para os passageiros no banco traseiro, há duas telas de 12,6 polegadas e assentos aquecidos com mesinhas tipo aviação. Também há outra tela no apoio de braço central para ajudar a operar a climatização e o sistema de som, que pode ter entre 19 e 40 alto-falantes a bordo.

A cabine do Escalade elétrico ainda oferece sensação de luxo e espaço ampliada pelo teto de vidro fixo e iluminação ambiente com várias cores. Além disso, tem um enorme porta-malas e um “eTrunk” no capô dianteiro com 340 litros de capacidade. Por fim, o SUV tem capacidade de reboque de 3,6 toneladas. Ou seja, está apto a puxar lanchas e trailers.

Cadillac Escalade IQ
Cadillac/ Divulgação

Na mecânica, o Cadillac Escalade IQ tem tração integral eAWD inteligente. Bem como amortecedores Magnetic Ride Control 4.0 e suspensão Adaptive Air Ride, que ajusta a altura conforme o modo de condução. As rodas traseiras direcionais melhoram a agilidade, enquanto o Arrival Mode permite movimentos diagonais para sair de vagas apertadas.

Em resumo, o SUV tem vasta quantidade de sistemas de assistência ao motorista. O que inclui o Super Cruise, com direção autônoma de Nível 3 e ampla cobertura nas estradas norte-americanas. Dessa forma, o modelo é capaz de rodar de forma autônoma por 600 km nos EUA e no Canadá.

No exterior do SUV de luxo

O novo Escalade traz um conjunto abrangente de recursos de segurança. Este inclui câmeras de visão 360 graus, frenagem automática de emergência e aviso de ponto cego com intervenção de direção. As atualizações no design, como o perfil dianteiro renovado e as rodas de 24 polegadas, reduziram o arrasto aerodinâmico em 15%. E tornaram-no o SUV mais aerodinâmico já feito pela Cadillac.


Por fim, os faróis de LEDs foram redesenhados e oferecem animação divertida. Enquanto o acesso ao carro é futurista, com a porta do motorista abrindo automaticamente ao se aproximar com a chave próxima do corpo.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Fiat Strada Ultra Turbo 200: como é a nova versão da picape mais vendida do Brasil

Deixe sua opinião