Você está lendo...
Câmera ?fotografa? barulho
Tecnologia

Câmera ?fotografa? barulho

Diego OrtizPoucas coisas incomodam tanto quanto uma invasão de “grilos” no carro. Mas aqueles barulhinhos chatos, que a gente nunca... leia mais

15 de mai, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Câmera ?fotografa? barulho

Diego Ortiz

Poucas coisas incomodam tanto quanto uma invasão de “grilos” no carro. Mas aqueles barulhinhos chatos, que a gente nunca sabe ao certo de onde vêm, podem estar com os dias contados. Pelo menos é esse o objetivo dos engenheiros sul-coreanos Seok-Hyung Bae e Young-Key, do instituto KAIST, que criaram a primeira câmera de som portátil do mundo.

O aparelho é capaz de gerar imagens em cores dos sons emitidos por qualquer tipo de fonte. Essas formas são similares às produzidas por câmeras termais, que sobrepõem contornos para identificar a origem dos ruídos. Segundo os inventores, o dispositivo pode ser usado para detectar sons em qualquer tipo de veículo.

Publicidade


A câmera tem formato pentagonal, com cinco conjuntos espirais e 30 microfones digitais de alta sensibilidade. Eles captam ruídos transientes (de curta duração e alta frequência) e estacionários (vibração que se propaga em ondas).
Um hardware processa essas informações e as “segue” até sua origem. Uma câmera fotográfica comum instalada no centro do equipamento é usada para que seja possível fazer a sobreposição das “imagens” do som.

De acordo com Seok-Hyung Bae, o equipamento desenvolvido na KAIST é cerca de 60% menor que os oferecidos atualmente no mercado. Por ser bastante compacto, facilitará o uso em oficinas especializadas. O aparelho tem 39 cm de comprimento, 38 cm de largura e pesa 1,78 quilo.

TUDO VIGIADO
Câmeras e dispositivos similares estão sendo usados cada vez mais nos automóveis modernos para aumentar o conforto e a segurança a bordo. É o caso de modelos das alemãs BMW e Mercedes-Benz, que trazem equipamentos de visão noturna que permitem identificar animais e pessoas à frente mesmo em meio a escuridão.


Modelos vendidos no mercado europeu, como o Opel Insignia, por exemplo, têm dispositivos que leem as placas de ruas e estradas e repassam ao motorista informações como o limite de velocidade da via.

Já há estudos em andamento patrocinados por algumas montadoras que permitirão ao carro ajustar a velocidade automaticamente, sem que para isso seja necessária a interferência do motorista.


Deixe sua opinião