A Hyundai Caoa divulgou os preços de seus novos modelos no Brasil. O principal lançamento, conforme contamos no Jornal do Carro, é o crossover Kona, que chega em versões híbrida (HEV) e 100% elétrica (EV). A dupla está em pré-venda e, agora, tem os valores confirmados: o Kona Hybrid custa R$ 209.990 e o Kona Electric sai por R$ 289.990. Contudo, o crossover compacto importado pelo grupo Caoa chegará ao País só no início do 2º semestre.
Mesmo com segunda geração já revelada lá fora (veja aqui), o Hyundai Kona chega ao Brasil para concorrer com modelos como Corolla Cross Hybrid e o primo Kia Niro, por exemplo. Entretanto, em tamanho, tem porte de SUV compacto, como o VW T-Cross. O crossover estreou na Coreia do Sul em 2017 e é o primeiro carro a bateria da Hyundai no País.
Sobre as versões, o Kona Hybrid combina um motor elétrico alimentado por bateria de íons de lítio e outro a gasolina, como no Niro. O 1.6 GDI de injeção direta gera 105 cv de potência e torque de 15 mkgf. O motor elétrico, por sua vez, desenvolve 43,5 cv e 17,3 mkgf. O conjunto híbrido entrega 141 cv e torque máximo de 27 mkgf com o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas.
Nota A
Nos testes do Inmetro, o novato conseguiu nota “A”. Conforme números do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE), tem consumo médio de 17,4 km/l na estrada e de até 19,6 km/l na cidade (com gasolina). Desse modo, o Kona Hybrid é mais econômico que o Toyota Corolla Cross híbrido flex, com médias de 14,7 km/l e de 17,8 km/l, na ordem.
Com 4,20 metros de comprimento e 2,60 m de entre-eixos, o Kona aposta também na boa lista de equipamentos para conquistar a clientela. O SUV compacto tem duas telas de 10,25 polegadas (iguais às do Hyundai Creta), que servem como painel de instrumentos e multimídia, que tem conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
O crossover também vem de fábrica com faróis full LEDs, Head-Up display e controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com alerta de colisão frontal. O pacote de recursos semiautônomos tem assistente de saída e manutenção de faixa, há sensores de obstáculos dianteiros e traseiros, além de sete airbags.
Elétrico
Com preço próximo ao de outros elétricos à venda por aqui, como Chevrolet Bolt e Nissan Leaf, por exemplo, o Kona Electric tem propulsor dianteiro com potência equivalente a 136 cv. São 40,3 mkgf de torque máximo. O conjunto inclui pacote de bateria com capacidade de 39,2 kWh. De acordo com o Inmetro, gera 252 km de autonomia total. Cabe ressaltar que, em tamanho, o modelo equivale ao Peugeot e-2008 (R$ 30 mil mais barato).
Das portas para dentro, o Kona Electric vem com freio de estacionamento por botão e bancos dianteiros com ajustes elétricos, ventilação e aquecimento. O interior vem em tons preto e cinza (só preto, no híbrido). A central multimídia e o quadro de instrumentos também têm 10,25″ cada. No mais, a lista segue o modelo híbrido.
Design moderno, mas já desatualizado
Tanto o Kona híbrido quanto o elétrico têm o mesmo visual e o mesmo porte. As diferenças ficam por conta dos detalhes. A grade é fechada (é lá que fica o bocal de recarga, aliás) no modelo alimentado por baterias, por exemplo, e a parte debaixo do para-choque é mais lisa. Ademais, as rodas também diferem. Mas o visual é basicamente o mesmo. Entretanto, por dentro, o Kona EV é mais tecnológico e descarta a alavanca de câmbio.