Por diversas vezes, chegamos a anunciar aqui no Jornal do Carro protótipos futuristas de carros voadores. A Hyundai, GM e até a Embraer são algumas das empresas que se aventuram neste ramo. Contudo, todos os veículos apresentados até hoje mais se parecem com drones gigantes que com um carro voador de verdade.
Mas eis que uma companhia eslovaca, Klein Vision, fez com que seu protótipo, o AirCar, conseguisse alçar voo durante 35 minutos no último dia 28. Nesse caso, contudo, o veículo tem estilo de carro esportivo, pelo menos na dianteira. Deixando, assim, as características da traseira parecidas com as de uma aeronave.
Desse modo, o AirCar fez um voo doméstico na Eslováquia e saiu de Nitra e foi até Bratislava, capital do país. Essa foi a primeira viagem intermunicipal do protótipo da Klein Vision.
De acordo com o criador, o professor Stefan Klein, o veículo voou a uma altura de 2,5 mil metros e alcançou a velocidade de cruzeiro de 190 km/h. No entanto, ele só consegue transportar duas pessoas, com um limite de peso de até 200 kg. Sem passageiros, ele pesa 1,1 tonelada.
Motor de BMW
O híbrido utiliza um motor 1.6 da BMW que é capaz de gerar até 140 cv. Isto é, por enquanto. O segundo protótipo no qual a Klein Vision trabalha terá motor de 300 cv e poderá atingir a velocidade de cruzeiro de 300 km/h. A expectativa é que ele consiga voar por mais de 1.000 km sem precisar abastecer. Aliás, o motor alemão é movido a gasolina.
Desse modo, o próximo carro voador da marca precisará ser aprovado pela EASA (Agência Europeia para a Segurança da Aviação) e deverá obter o certificado “nos próximos seis meses”, afirma Stefan Klein. O professor diz, inclusive, que já há um comprador.
Transformação de carro em avião
Segundo a fabricante, o carro leva cerca de três minutos para se transformar em um avião, e vice-versa. Para voar, as asas na lateral no carro sobem e, então, se abrem. Por sua vez, o estabilizador vertical, localizado na traseira do veículo, se prolonga como uma cauda.
A má notícia, no entanto, é que o modelo não pode levantar voo ou pousar verticalmente, como os protótipos de carros voadores da GM e da Xpeng, por exemplo. No caso do AirCar, é necessário uma pistar para decolar.
Carro voador brasileiro
No início deste ano, a Embraer apresentou os testes em seu primeiro “carro voador”. O eVTOL (veículo elétrico de pouso e decolagem vertical) possui dez hélices movidas por motores elétricos. Mas, em uma possível versão de produção, o veículo poderá ganhar dois rotores para melhorar sua performance em voos de cruzeiro.
Por enquanto, a empresa está fase de testes de softwares que fazem a interface entre o carro voador e o piloto. A princípio, o modelo terá um piloto no comando. Entretanto, a ideia é que, para um segundo momento, o híbrido seja um meio de transporte totalmente autônomo.