Você está lendo...
Carros chineses da Gelly virão em 2012
Mercado

Carros chineses da Gelly virão em 2012

A Geely será a próxima montadora chinesa a desembarcar no Brasil. Os veículos da marca serão trazidos a partir do próximo ano pelo empresário José Luiz Gandini, que representa a fabricante sul-coreana Kia Motors no País

25 de nov, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Carros chineses da Gelly virão em 2012

A Geely será a próxima montadora chinesa a desembarcar no Brasil. Os veículos da marca serão trazidos a partir do próximo ano pelo empresário José Luiz Gandini, que representa a fabricante sul-coreana Kia Motors no País.

Ontem, Gandini reuniu um grupo de empresários para um almoço na capital no qual anunciou a nova empreitada. De acordo com o representante de um dos grupos presente ao evento, o executivo chegou a antecipar a intenção de construir uma fábrica aqui para produzir carros da Geely.

A empresa, ainda desconhecida da maioria dos brasileiros, tem menos de 30 anos de existência, mas já é uma das maiores fabricantes de veículos da China. No fim de 2009, a Geely comprou a sueca Volvo, que pertencia à norte-americana Ford, por US$ 1,5 bilhão.

Publicidade


No ano passado, um sedã da marca, o CK1, participou da edição inaugural do Latin NCAP, programa de avaliação do comportamento de veículos em caso de colisão. Ele foi o pior do teste e não obteve nenhuma das cinco estrelas possíveis. Até então, nenhum carro havia “zerado” na prova, cujo formato existe na Europa e EUA há décadas.

Outra curiosidade em relação à marca foi a apresentação, no Salão de Xangai de 2009, de uma cópia do Rolls-Royce Phantom. No modelo, revelado como carro-conceitual, até o Spirit of Ecstasy, estatueta que é símbolo da fabricante inglesa, foi copiado. Tião Oliveira


Deixe sua opinião