Você está lendo...
Carros elétricos são os favoritos dos cachorros, aponta estudo
Notícias

Carros elétricos são os favoritos dos cachorros, aponta estudo

Pesquisa realizada na Inglaterra revela que cães preferem viajar a bordo de veículos elétricos a modelos com motor a combustão, pois reduz estresse

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

06 de mai, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

elétricos
Viagens com cães para coleta de dados duraram 10 minutos tanto em carro elétrico quanto em modelo a combustão
Crédito:Internet/Reprodução

Os carros elétricos ainda fazem muita gente torcer o nariz. Porém, os cães já entenderam que os modelos a eletricidade não são o futuro, são o presente. Conforme estudo feito pela Universidade de Lincoln, na Inglaterra, os totós preferem modelos a eletricidade. A pesquisa foi feita em parceria com o site Cargurus, dos Estados Unidos, focado na compra e venda de veículos.

elétricos
Seat/Divulgação

Assim, o estudo analisou o comportamento de 20 cães em viagens de carro com duração de 10 minutos cada. Os totós passearam em modelos elétricos e com motor a combustão. A conclusão é que o silêncio a bordo dos elétricos ajudou a ganhar a preferência canina. Afinal, nos carros a eletricidade praticamente não há ruído, bem como vibrações.

Publicidade


Portanto, isso deixou os cachorros calmos, com frequência cardíaca até 30% mais baixa que nas viagens em modelos convencionais. É o que concluiu o professor de medicina comportamental veterinária Daniel Mills, autor da pesquisa. Assim, o estudo revelou que os cachorros ficaram mais inquietos nos carros com motor a diesel. Conforme Mills, os cães saíram da posição deitada, em média, 50% mais vezes.



Carros elétricos versus a diesel

Além de fazer o registro biométrico durante as viagens, os pesquisadores também filmaram os totós, de modo a identificar reflexos como, por exemplo, desconforto e relaxamento. Cabe salientar, portanto, que antes de cada viagem, os animais descansaram por cerca de uma hora. A ideia era garantir que todos estivessem com menor nível de estresse possível.

Conforme Mills, os resultados da pesquisa mostram claramente que os cães parecem ficar mais relaxados em veículos elétricos. “Principalmente quando olhamos para características comportamentais, como inquietação”, disse o médico ao Daily Mail. Além disso, as gravações revelaram que os batimentos cardíacos dos cães diminuíram mais nos carros elétricos do que quando estavam em modelos a diesel. “Isso foi de particular interesse para nós, pois o aumento na frequência é, de praxe, associado ao enjoo”.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião