Você está lendo...
ChatGPT estará nos carros da VW na Europa ainda em 2024
Tecnologia

ChatGPT estará nos carros da VW na Europa ainda em 2024

Ferramenta de inteligência artificial, ChatGPT vai controlar multimídia, climatização e até responder perguntas dos ocupantes do veículo

10 de jan, 2024 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Golf terá ChatGPT
Golf reestilizado será um dos modelos que vai receber o ChatGPT neste ano
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Você já deve ter ouvido falar, e até testado, o ChatGPT, uma ferramenta de inteligência artificial. Agora a Volkswagen anunciou que vai incluir o recurso sem seus carros atuais e futuros, sejam elétricos ou a combustão. O assistente digital foi apresentado na Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do mundo que acontece anualmente em Las Vegas (EUA).



De acordo com a montadora, o ChatGPT estará presente nos carros de produção a partir do segundo semestre de 2024 na Europa. Já a disponibilidade para outros mercados ainda está sendo considerada.

Além disso, a VW informa que será a primeira marca de volume a incluir a ferramenta em sua gama de veículos. A família de elétricos ID.3, ID.4, ID.6, ID.7, bem como o novo Passat, o Tiguan e o Golf com o próximo facelift – chamado de Mk8.5 – receberão a tecnologia.

Publicidade


golf chat gpt
Volkswagen/Divulgação

Como o ChatGPT vai funcionar a bordo

A Volkswagen diz que ter o ChatGPT a bordo vai tornar os assistentes de voz muito mais sofisticados que os atuais. Ele vai permitir o controle não só do sistema multimídia, mas também ajustar a climatização e responder perguntas sobre conhecimento geral.

Essa função vai “enriquecer as conversas”, de acordo com a montadora. Também poderá ser útil quando o motorista estiver sozinho e não puder usar seu telefone para encontrar alguma informação.


Volkswagen/Divulgação

O condutor não precisa de nenhum comando extra para acessar o sistema de IA. Basta dizer “Olá, IDA”, que é o assistente de voz da Volkswagen, ou apertar um botão no volante. 

Além disso, a empresa afirma que o ChatGPT não é capaz de acessar dados do veículo e apaga as questões e respostas pesquisados para assegurar o mais alto nível de proteção de informações.


Siga o Jornal do Carro no Instagram!

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião