Leandro Alvares
O Agile ganhou opção de câmbio automatizado, que passa a ser oferecida na versão de topo, LTZ, tabelada a R$ 44.520. São R$ 2.220 a mais que na configuração com transmissão manual de cinco marchas do hatch Chevrolet.
A tecnologia foi adotada para tentar manter o interesse no modelo durante a expressiva renovação da linha de produtos da marca. A necessidade de revitalizar o carro ocorre principalmente após a chegada do Onix, há poucos meses, que tem preço semelhante e já vende bem mais que o veterano.
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O motor é o mesmo do restante da linha Agile: 1.4 flexível de até 102 cv. O sistema Easytronic está em sua segunda geração – a primeira (ruim) era oferecida na extinta Meriva.
Se o motorista quiser dispensar o pedal de embreagem, o sistema vale a pena. Foram feitas muitas melhorias, mas não espere 100% de satisfação.
Os trancos significativos nas passagens de marcha em acelerações fortes, por exemplo, continuam lá. Contudo, a transmissão agora tem funcionamento mais linear para uma rodagem amena, condição em que não gera grandes “soluços” durante as trocas.
Em manobras, diferentemente do que ocorre em outros modelos automatizados, o Agile Easytronic não assusta com saídas bruscas quem pisar no acelerador de forma suave. Em rampas, no entanto, a história é outra. Ao tirar o pé do freio, o hatch desce um pouco, o que aumenta o risco de colisão com obstáculos atrás.
Na cabine, as únicas alterações visíveis estão na manopla do câmbio e no indicador de marchas (digital) nos mostradores. Assim, o Agile continua decepcionando pelo fraco acabamento, com muito plástico e rebarbas visíveis.
A posição de dirigir é pouco amigável, pois o volante tem empunhadura ruim, falta ajuste de profundidade na coluna de direção e a regulagem de altura do banco é limitada.
O campo de visão, estreito, também incomoda, assim como o pouco eficaz isolamento acústico. Ao ser acionada, a buzina parece tocar ao lado do ouvido do motorista. O espaço interno é “honesto”, com destaque para o teto bem alto.
Outra virtude do modelo é a manutenção relativamente barata. As três primeiras revisões saem pelo total de R$ 1.112 e o seguro tem cotação média de R$ 1.377 (fornecida pela Resicór, telefone 2239 4900).
Renovação visual
O Agile reestilizado já roda em testes. Seu lançamento deve ocorrer até o fim do ano. Será a primeira atualização desde seu lançamento, em 2009.