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Chevrolet Agile agora é Easytronic
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Chevrolet Agile agora é Easytronic

Leandro AlvaresO Agile ganhou opção de câmbio automatizado, que passa a ser oferecida na versão de topo, LTZ, tabelada a... leia mais

21 de mar, 2013 · 5 minutos de leitura.

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 Chevrolet Agile agora é Easytronic

Leandro Alvares

O Agile ganhou opção de câmbio automatizado, que passa a ser oferecida na versão de topo, LTZ, tabelada a R$ 44.520. São R$ 2.220 a mais que na configuração com transmissão manual de cinco marchas do hatch Chevrolet.

A tecnologia foi adotada para tentar manter o interesse no modelo durante a expressiva renovação da linha de produtos da marca. A necessidade de revitalizar o carro ocorre principalmente após a chegada do Onix, há poucos meses, que tem preço semelhante e já vende bem mais que o veterano.

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O motor é o mesmo do restante da linha Agile: 1.4 flexível de até 102 cv. O sistema Easytronic está em sua segunda geração – a primeira (ruim) era oferecida na extinta Meriva.

Se o motorista quiser dispensar o pedal de embreagem, o sistema vale a pena. Foram feitas muitas melhorias, mas não espere 100% de satisfação.


Os trancos significativos nas passagens de marcha em acelerações fortes, por exemplo, continuam lá. Contudo, a transmissão agora tem funcionamento mais linear para uma rodagem amena, condição em que não gera grandes “soluços” durante as trocas.

Em manobras, diferentemente do que ocorre em outros modelos automatizados, o Agile Easytronic não assusta com saídas bruscas quem pisar no acelerador de forma suave. Em rampas, no entanto, a história é outra. Ao tirar o pé do freio, o hatch desce um pouco, o que aumenta o risco de colisão com obstáculos atrás.

Na cabine, as únicas alterações visíveis estão na manopla do câmbio e no indicador de marchas (digital) nos mostradores. Assim, o Agile continua decepcionando pelo fraco acabamento, com muito plástico e rebarbas visíveis.


A posição de dirigir é pouco amigável, pois o volante tem empunhadura ruim, falta ajuste de profundidade na coluna de direção e a regulagem de altura do banco é limitada.

O campo de visão, estreito, também incomoda, assim como o pouco eficaz isolamento acústico. Ao ser acionada, a buzina parece tocar ao lado do ouvido do motorista. O espaço interno é “honesto”, com destaque para o teto bem alto.

Outra virtude do modelo é a manutenção relativamente barata. As três primeiras revisões saem pelo total de R$ 1.112 e o seguro tem cotação média de R$ 1.377 (fornecida pela Resicór, telefone 2239 4900).


Renovação visual
O Agile reestilizado já roda em testes. Seu lançamento deve ocorrer até o fim do ano. Será a primeira atualização desde seu lançamento, em 2009.

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