A Chevrolet comercializa no exterior alguns de seus utilitários e picapes com o emblema Z71. São versões com preparação para o off-road, não apenas estética, mas funcional, com suspensão elevada, pneus todo-terreno, além de outros ajustes. Nos Estados Unidos, a marca oferece a versão nas picapes Colorado e Silverado, e nos SUVs Tahoe e Suburban.
A novidade é que a Chevrolet pode estar desenvolvendo uma inédita versão Z71 para a S10 feita no Brasil. Segundo reportagem do Autoblog Argentina com concessionários locais da gravata dourada, a General Motors está desenvolvendo uma variante da picape média com o emblema off-road. O lançamento tem até previsão: será no segundo semestre deste ano.
A publicação consultou a GM na Argentina, que negou as informações e disse não comentar especulações de mercado. Entretanto, as fontes ouvidas pelo site garantem que a Chevrolet S10 Z71 está “no forno” e será lançada nos próximos meses. Caso o modelo se confirme, deverá ser posicionado acima da atual versão topo de linha High Country.
Rival da Ranger Raptor?
Já faz alguns anos que a Ford apresentou a Ranger Raptor no exterior. A variante naturalmente foi inspirada na irmã maior F-150 Raptor, que faz enorme sucesso nos EUA e chegou a vir para testes no Brasil. Contudo, a marca do oval azul nunca levou adiante a configuração extrema da Ranger. Mas com a Chevrolet parece ter uma estratégia diferente.
Segundo o Autoblog Argentina, a inédita versão terá muitos acessórios para ostentar um visual imponente. Ao mesmo tempo, receberá modificações voltadas ao 4×4, como alterações na suspensão, bem como pneus altos e bastante sulcados. Entretanto, não haverá alterações mecânicas na S10 Z71. Assim, a picape da Chevrolet manterá o atual motor 2.8 turbo diesel.
Ou seja, a futura S10 Z71 é, na verdade, candidata a rival da Toyota Hilux GR-Sport. Também estará no páreo da Volkswagen Amarok V6, porém com menos motor. E ficará distante de modelos maiores, como a RAM 1500. Mas poderá ser uma ótima alternativa para recuperar vendas. No primeiro trimestre de 2021, a S10 perdeu a vice-liderança para a Ranger.