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Citroën Xantia completa 30 anos: sedã marcou época com suspensão pneumática
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Citroën Xantia completa 30 anos: sedã marcou época com suspensão pneumática

Conhecido pelo design arrojado e suspensão hidropneumática, Citroën Xantia completa 30 anos em 2023 e vira colecionável; relembre a história

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

15 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Sucessor do hatch BX, Citroën Xantia é lembrado pela versão Activa, a mais cobiçada
Crédito:Citroën/Divulgação

Apresentado ao público em 1993, o Citroën Xantia completa 30 anos ostentando a fama de ser um dos carros mais tecnológicos dos anos 90. Parte disso se deve ao seu design arrojado e também da sua suspensão hidropneumática, algo inédito em carros no Brasil, por exemplo.

Após o lançamento no Salão de Genebra, o Xantia obteve o título de “Carro do Ano” na Europa por suas linhas aerodinâmicas, emprestadas do Citroën XM, sedã grande da marca. Contudo, um dos pontos fortes do modelo eram os motores disponíveis: 1.8 aspirado de 103 cv e 15,6 mkgf de torque; 2.0 de 8 válvulas, 123 cv e 17,9 mkgf; e o 2.0 de 16 válvulas e bons 155 cv e 18,6 mkgf.

Xantia
Sedã francês possui linhas que não entregam a idade (Stellantis/Divulgação)

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Suspensão hidropneumática é marca da Citroën

Um de seus motores mais desejados era o 3.0 V6, com 190 cv e 27,2 mkgf de torque, além das versões Break (perua) e Activa. Mas o Xantia tinha como diferencial a suspensão hidropneumática, controlada eletronicamente. Chamada Hydractive II, era composta por esferas cheias de fluído (em vez de molas e amortecedores), que podiam alterar o conforto e a altura do carro de acordo com a velocidade ou a inclinação da carroceria, por exemplo.

Sensores liam a posição do volante, acelerador e freios, e controlavam a estabilidade, mandando sinais às válvulas solenoides, que comandavam as esferas da suspensão. Além disso, a suspensão permitia ao carro ficar rente ao solo em altas velocidades, para maior estabilidade em rodovias.

Confira nosso teste do Xantia GLX de Março de 2000! (Marcus Vinicius Gasques/Estadão)

Considerado um sucesso na marca, o Citroën Xantia teve 1.326.259 unidades fabricadas entre 1993 e 2002, a grande maioria delas saída da fábrica de Rennes–la-Janais, na França. No Brasil, no entanto, teve suas primeiras unidades vendidas só a partir de 1994, estreando na versão de topo de linha VSX.

Com 4,44 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,74 metros, o Xantia tinha excelente espaço interno, o que lhe conferia a fama de confortável. Com design feito em conjunto com o estúdio italiano Bertone, o sedã francês tinha frente aerodinâmica e traseira curta, o que pode confundi-lo com um hatch médio, porém trata-se de um sedã “liftback“.

Em suma, o modelo é até hoje lembrado pela maciez do rodar e pelo bom desempenho. E deixa uma legião de fãs no mundo todo.


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Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.