Você está lendo...
Conceito Mitsubishi XRT antecipa a nova geração da picape L200 Triton
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Mercado

Conceito Mitsubishi XRT antecipa a nova geração da picape L200 Triton

Sexta geração da picape da Mitsubishi ainda será revelada, mas conceito XRT mostra visual da nova L200 Triton sobre a base da Nissan Frontier

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

22 de mar, 2023 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

Mitsubishi L200 Triton
Conceito TRX adianta as linhas da sexta geração da L200
Crédito:Mitsubishi/Divulgação

O conceito Mitsubishi XRT é uma prévia do que podemos esperar da nova picape L200 Triton, que chega no meio do ano com a dura missão de combater rivais como Ford Ranger, Nissan Frontier, Chevrolet S10 e a Toyota Hilux, por exemplo. Claramente uma versão camuflada da L200 com forte ênfase no off-road, o XRT reforça o visual graças aos acessórios. Grandes pneus lameiros, santantônio e snorkel ajudam a compor o estilo.



Picape usará mesma plataforma da rival Frontier

Mitsubishi L200 Triton
Visual camuflado dá ênfase ao off-road na L200 Triton, que surge cheia de acessórios (Mitsubishi/Divulgação)

A lateral ajuda a entender as novas dimensões da picape. Feita a partir do chassi dividido com a Nissan Frontier, a picape será maior em tamanho em relação à última geração. Também não é possível dizer se a versão final da picape terá os acessórios dispostos no conceito (provavelmente não).

Publicidade


O modelo, que será revelado no Bangkok International Motor Show deste ano, cria expectativa de quando a versão final virá a público, o que ainda não há data. Contudo, sabe-se que a nova L200 Triton terá lançamento na Tailândia ainda esse ano.

Mitsubishi L200 Triton
Pneus lameiros, suporte para pneus reservas e inscrições “Ralliart” exaltam vocação para a aventura (Mitsubishi/Divulgação)

O lançamento da sexta geração da picape terá a primeira intervenção mais forte no desenho desde 2014, quando lançou-se a atual quinta geração. Na Tailândia, assim como no Brasil, a L200 Triton é líder de vendas na marca. De lá, a Mitsubishi exporta o utilitário para mais de 150 países.


Por enquanto, a montadora não forneceu detalhes sobre o que vai mover a nova L200 Triton. Se será o atual motor 2.4 turbodiesel de 190 cv. Ou o 2.3 turbodiesel de 160 cv da Frontier, o que, no entanto, seria um downgrade de potência. Além disso, não existe confirmação de que o sistema de tração 4×4 com diferencial central permanecerá na picape na nova geração.

Entretanto, espera-se que a L200 Triton ofereça uma versão híbrida, como parte do plano de renovação da Mitsubishi Motors, detalhado aqui no Jornal do Carro.

O Jornal do Carro está no Instagram, confira!


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Picape L200 Triton Sport tem visual moderno e capricha no conforto a bordo
Mitsubishi Eclipse Cross RUSH
Oferta exclusiva

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Comportamento dos passageiros pode afetar a segurança da viagem

Dez recomendações para que os ocupantes do veículo não tirem a concentração do motorista durante o percurso

13 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Os passageiros têm um papel preponderante na segurança de um carro em movimento. O comportamento dentro do automóvel pode aumentar ou diminuir o risco de ocorrência de um acidente de trânsito

“Por motivos diversos, o motorista compromete a segurança ao volante do carro ao perder a capacidade de detectar obstáculos e não acionar os freios, por exemplo”, afirma Cleber William Gomes, professor de Engenharia Mecânica da Fundação Educacional Inaciana (FEI).

“O tempo de reação é precioso para prevenir acidentes. Quando o motorista divide a atenção interagindo com outras pessoas a bordo, a incapacidade de identificar o perigo aumenta.”

Embora o ser humano acredite na capacidade de fazer várias tarefas ao mesmo tempo, a direção pode ser impactada por condições adversas, que atrapalham a visão, a concentração e a atenção de motorista e passageiros.

“Os passageiros devem ter consciência de que sua presença, de alguma forma, afeta o comportamento do motorista. Eles ajudam a criar o clima da viagem e tanto podem ser tranquilos e prestativos como gerar algum tipo de estresse”, diz Gomes.

Por isso, veja dez recomendações importantes para o passageiro manter intacta a segurança da viagem:

  1. Adote uma postura ativa, ajudando na localização do caminho, atendendo o telefone e avisando sobre eventuais riscos.
  2. Não distraia o motorista, falando alto demais, mudando constantemente a música e comentando o modo como ele dirige.
  3. Mantenha-se alerta. Passageiros que dormem durante a viagem aumentam a probabilidade de o motorista também pegar no sono. 
  4. Não esqueça de usar o cinto de segurança e exija isso dos demais ocupantes do veículo. As crianças devem se acomodar em cadeirinhas ou assentos adequados à idade.
  5. O passageiro tem o direito de reclamar com o motorista se ele estiver dirigindo com imprudência, mas isso deve ser feito tranquilamente, para não gerar estresse.
  6. Evite situações que tirem a atenção do condutor. Se alguém passar mal ou se as crianças estiverem agitadas, sugira fazer uma pausa na viagem a fim de acalmar a situação. 
  7. Adie a viagem se estiver irritado, nervoso, inseguro ou sob efeitos de drogas ou álcool. 
  8. Jamais coloque parte do corpo para fora do veículo, seja nas janelas ou no teto solar.
  9. Antes de abrir a porta para sair do carro, certifique-se de que não existem riscos para você e os pedestres da via.
  10. Embarque e desembarque sempre pela porta ao lado da calçada.