Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

07/02/2022 - 7 minutos de leitura.

Mas já? Dias após lançamento, Toyota reajusta preços do Yaris 2023

Em menos de um mês no mercado, Toyota Yaris 2023 passa a custar R$93.390 na versão de entrada do hatch; sedã alcança a marca dos R$118 mil

Todas as versões de acabamento sofreram ajustes entre R$1.200 e R$1.500 Crédito: Toyota/Divulgação

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

Logo na primeira semana de 2022, a Toyota lançou a nova linha do Yaris. O hatch e o sedã, feitos em Sorocaba (SP), receberam a mesma plástica lançada há um ano no modelo da Tailândia. Junto com o redesenho, a marca japonesa incrementou a lista de equipamentos para deixar o compacto mais competitivo, sobretudo diante da nova geração do Honda City. E não é que, apenas um mês depois da renovação, o Toyota Yaris já subiu de preço? A linha 2023, que estreou cerca de R$ 4 mil mais cara em relação a edição anterior, teve novo aumento de até R$1.500.

Os ajustes começam na marca dos R$1.200 na versão XL do hatch. Dessa forma, o preço inicial saltou de R$92.190 para R$93.390. Logo depois, a versão intermediária XS sofreu um ajuste de R$1.300 reais, passando para R$102.790. Por fim, a topo de linha do compacto agora custa R$114.090. Ou seja, R$1.400 a mais do que o valor de estreia.

Divulgação/Toyota
Continua depois do anúncio

No entanto, o maior aumento ficou mesmo para o Yaris Sedã XLS, que chegou R$118.490. Aumentando, assim, R$1.500. Nessa carroceria, o modelo parte de R$97.590.

Veja os novos valores:

Yaris hatchback

Yaris sedã


Divulgação/Toyota

Mudanças sutis

A remodelação da linha 2023 do Yaris, de fato, não touxe nenhuma mudança drástica que tenha por meta roubar clientes dos rivais como, por exemplo, Chevrolet Onix e Volkswagen Polo. Em síntese, hatch e sedã têm apenas para-choque e grades dianteiras redesenhadas, bem como opção de faróis full LEDs nas versões mais caras (XLS). Novas rodas e luzes DRL também fazem parte do pacote.


Leia Mais


Do lado de dentro, a principal mudança fica no novo revestimento dos bancos (versões XL e XS) e cor dark silver nos acabamentos internos. No mais, há central multimídia com tela de 7″ em todas as versões de acabamento. O espelhamento Android Auto e Apple Carplay é feito, entretanto, apenas com o uso de cabo. Na parte de trás, o modelo acrescenta duas entradas USB para carregamento de smartphones.


Além disso, inda na lista de equipamentos, as versões XS e XLS do novo Yaris contam com ar-condicionado automático e digital com filtro antipólen, teto solar elétrico, computador de bordo com tela de 4,2″ em TFT e os modos de condução Sport e Eco. Com esta ´ultima opção, o câmbio é ajustado eletronicamente, deixando as respostas mais rápidas ou mais suaves, respectivamente.

Divulgação/Toyota

Mecânica continua igual

Pendendo para a performance, cabe salientar que a Toyota não mexeu na mecânica do Yaris 2023. A nova versão continua com o atual motor 1.5 flex Dual VVT-i aspirado com quatro cilindros e 16 válvulas produzido em Porto Feliz (SP). Tem total de 110 cv de potência máxima (a 5.600 rpm) e torque de 14,9 mkgf – dados com etanol. O propulsor trabalha em conjunto com o câmbio automático CVT que simula 7 marchas.


De acordo com dados do Inmetro, com etanol, a configuração hatch do Yaris faz 8,8 km/l na cidade e 10 km/l na estrada. O sedã, no entanto (também com etanol no tanque), faz 9,0 km/l na cidade e 10,6 km/l na estrada.

Itens de segurança

Como é praxe na Toyota, o Yaris chega de olho na segurança. Assim, acrescentou à lista de série sete air bags e avisos sonoros de cinto de segurança para passageiros traseiros. Itens imprescindíveis, afinal, o carro foi rebaixado para 1 estrela nos testes de impacto do Latin NCAP, no ano passado. O modelo produzido no Brasil (com o mesmo conteúdo da unidade avaliada) passou por testes do órgão em 2019.

Divulgação/Toyota

Para completar, as versões mais caras (XS e XLS) passam a contar com sistema de pré-colisão – emite alerta sonoro quando há risco de batida e reduz a aceleração -, além de alerta de evasão de faixa. Este, em síntese, emite som quando o motorista sai da faixa de rolagem sem acionar as setas.

Conforme previamente oferecido, há controle de tração e de estabilidade e assistente de partida em rampa. Mas, o destaque fica para o sistema de frenagem automática de emergência. No mais, há também um Isofix para fixação de cadeirinhas de crianças.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Notícias relacionadas

Notícias

Tesla revela novo Model 3 com desempenho impressionante

Notícias

Híbrido flex da Stellantis: veja quando chega e como funciona

Notícias

Mitsubishi L200 ganha série com internet Starlink, de Elon Musk

Notícias

Novo Peugeot 2008: quando chega a nova geração do SUV

OFERTAS 0KM
Taxas a partir de 0,99% com saldo em 36 meses

Hyundai Creta New Generation N Line

Novo Hyundai HB20S. É outra categoria de carro com mais tecnologia e conectividade. 

Hyundai New HB20S Platinum Plus

R$ 189.990,00 TAXA 0%

Caoa Chery Tiggo 8 MAX DRIVE

De R$ 137.990,00 por R$ 123.990,00

Hyundai Creta Comfort Plus

R$ 114.990

Caoa Chery Tiggo 5X Sport 24/25

De R$ 94.190,00 por R$ 86.990,00 OU

Hyundai HB20S Comfort Plus MT

VER TODAS AS OFERTAS