Você está lendo...
Dirija com mais segurança
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Notícias

Dirija com mais segurança

Leandro AlvaresEmpunhar o volante corretamente, manter o pé fora do pedal da embreagem enquanto estiver guiando e calibrar sempre os... leia mais

28 de mar, 2013 · 5 minutos de leitura.

Publicidade

 Dirija com mais segurança

Leandro Alvares

Empunhar o volante corretamente, manter o pé fora do pedal da embreagem enquanto estiver guiando e calibrar sempre os pneus são algumas boas dicas para evitar riscos de acidentes e desgaste prematuro de peças. Confira em detalhes:

Desça do salto!
Por questões de segurança, o Código Brasileiro de Trânsito proíbe a motorista de dirigir de sapato de salto alto. A multa (infração média) é de R$ 85,13. Quando estiver ao volante, use calçados macios e confortáveis.

Publicidade


De olho no conta-giros
A troca de marchas no giro ideal do motor contribui para ampliar a durabilidade do veículo, reduzir o consumo de combustível e os níveis de emissões. A melhor hora de fazer as passagens é por volta das 3 mil rpm.

Acomode-se da forma correta
Para saber se o ajuste do banco do motorista está adequado, basta esticar as mãos até o volante. Seus punhos devem ficar sobre o arco da direção. O ângulo do encosto do banco precisa estar entre 100 e 110º.

Calibre os pneus, em média, a cada 15 dias
Essa providência não leva mais do que cinco minutos e deve ser feita com os pneus ainda frios. Peça ajuda ao frentista e siga a recomendação impressa no manual do veículo. Se estiverem descalibrados, os pneus perdem a aderência com o solo, o que compromete a segurança.


Segure o volante com firmeza
Não deixe as mãos de qualquer jeito na direção do carro. Elas devem ficar na posição ‘9h15’, em referência aos ponteiros do relógio. Isso permite maior agilidade e controle do veículo em situações de emergência.

Tire o pé do pedal esquerdo
Nos carros com câmbio manual, o pedal da embreagem só deve ser acionado na hora das trocas de marcha. Apoiar peso no dispositivo reduz a durabilidade de peças, que não são baratas, e compromete a segurança.

Rodízio de pneus
Especialistas recomendam que os pneus do carro sejam rodiziados a cada 10 mil km, em média, para evitar desgaste irregular. Ao fazer esse serviço, deve-se, também, alinhar a direção e balancear as rodas do veículo.


Não erre na troca de óleo
O prazo para troca de qualquer componente do carro, inclusive fluidos, está previsto no manual de manutenção periódica. Caso não tenha o livreto original, é possível solicitar uma cópia nas concessionárias ou montadoras.

Deixe sua opinião