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Dolphin, Yuan Plus e XC40: os 20 carros elétricos mais vendidos de agosto
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Dolphin, Yuan Plus e XC40: os 20 carros elétricos mais vendidos de agosto

BYD ocupa ranking dos elétricos mais vendidos de agosto e hatch Dolphin lidera com folga; SUV Yuan Plus sobe e Volvo XC40 recua

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

09 de set, 2023 · 4 minutos de leitura.

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ranking elétricos BYD Dolphin
BYD Dolphin registrou mais de 6 mil vendas em 2023
Crédito:Vagner Aquino/Estadão

O mercado de eletrificados registrou um novo recorde de vendas em agosto. De acordo com o levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), a categoria emplacou 1.167 unidades. Desse total, 656 são modelos da BYD. Assim, a liderança fica para o recém-chegado Dolphin, que ocupa o 1° lugar com 371 emplacamentos. Desde seu lançamento, o hatch elétrico de entrada da marca chinesa já soma mais de 4.000 unidades vendidas. Ou seja, um verdadeiro marco para o mercado de carros elétricos no País.

Logo em seguida, vem o BYD D1 na 2ª posição com 153 unidades. O hatch elétrico, que tem foco nas vendas diretas e nos motoristas de aplicativo, chegou ao País no ano passado com preço inicial de R$ 269.990. Desde então, teve uma alta demanda de locadoras e empresas relacionadas. Por fim, o 3° lugar ficou para o BYD Yuan Plus, SUV elétrico com quase 500 km de autonomia.



imposto Volvo XC40 ranking elétricos
Vagner Aquino/Jornal do Carro

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Volvo XC40 desce no ranking

Em 4° lugar, vem o ex-líder Volvo XC40. Desde a invasão chinesa, o SUV recuou no ranking dos elétricos mais vendidos. Dessa forma, no oitavo mês do ano, vendeu 54 unidades no Brasil. Ele é seguido pelo irmão C40 (5°) com 46 vendas e pelo Porsche Taycan (6°) com 39 unidades emplacadas. Em seguida, completando o “top 10”, vem o Mini Cooper SE (7°), JAC E-JS1 (8°), BMW iX (9°) e BMW i4 (10°).

Vale o destaque também para o Volkswagen ID.4, por exemplo, que ocupa a 14ª posição com 16 emplacamentos. Por enquanto, o SUV elétrico está no Brasil somente por assinatura. A mensalidade é de R$ 9.990 na franquia de 25 meses. Por ora, a marca não diz se vai vender o modelo no País. Por fim, atenção também para o BYD Seal, que estreou no Brasil no fim de agosto. O sedã 100% elétrico chega ao mercado nacional com dois motores elétricos de 531 cv e preço de R$ 296.800.

VW ID.4 elétrico
ALEX SILVA/ESTADAO

Os 20 carros elétricos mais vendidos em agostos de 2023

  • 1°) BYD Dolphin: 371
  • 2°) BYD D1: 153
  • 3°) BYD Yuan Plus: 132
  • 4°) Volvo XC40: 54
  • 5°) Volvo C40: 46
  • 6°) Porsche Taycan: 39
  • 7°) Mini Cooper SE: 38
  • 8°) JAC E-JS1: 32
  • 9°) BMW iX: 29
  • 10°) BMW i4: 26
  • 11°) Caoa Chery iCar: 22
  • 12°) BMW iX3: 20
  • 13°) BYD Tan: 19
  • 14°) Volkswagen ID.4: 16
  • 15°) Chevrolet Bolt EUV: 15
  • 16°) BYD Seal: 14
  • 17°) Renault Megane E-Tech: 12
  • 18°) JAC E-J7: 11
  • 19°) Peugeot e-2008: 10
  • 20°) Audi Q8 e-tron Sportback: 9

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.