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Entrevista: presidente da Mazda
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Mercado

Entrevista: presidente da Mazda

A fabricante japonesa Mazda, que esteve no Brasilde 1992 a 2000, confirmou recentemente o retorno ao País. Os modelos da marca começam a ser vendidos no País no ano que vem importados do Japão e em 2013 passarão a vir da fábrica do México. O...

11 de jul, 2011 · 5 minutos de leitura.

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 Entrevista: presidente da Mazda

(Foto: Mazda/Divulgação)

MILENE RIOS

A fabricante japonesa Mazda, que esteve no Brasilde 1992 a 2000, confirmou recentemente o retorno ao País. Os modelos da marca começam a ser vendidos no País no ano que vem importados do Japão e em 2013 passarão a vir da fábrica do México, anunciada no último mês.

O Jornal do Carro conversou durante o 1º Salão Internacional do Automóvel de Guadalajara com o diretor de Marketing da Mazda no México, Miguel Barbeyto, que deu mais detalhes da operação por aqui e da nova planta que a marca terá por lá.

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Qual é a expectativa da Mazda no Brasil?
O mercado brasileiro é muito grande e um dos mais importantes para a marca no momento. Temos pressa em chegar ao País, por isso começaremos a importar modelos do Japão já no ano que vem. Depois os veículos sairão da fábrica mexicana, que é estratégica para abastecer toda a América Latina, Central e, posteriormente, os Estados Unidos.

Atualmente o México também importa veículos do Japão?
Sim. Trazemos os Mazdas 3, 5, CX-5, CX-7 e CX-9. O Mazda6 vem dos Estados Unidos. Agora estamos preparando o lançamento do Mazda2 que estreia no México nas próximas semanas e é a grande aposta também para o Brasil.

Por quê?
O Mazda2 é o menor carro da família (tem 3,92 metros de comprimento) e atua no segmento mais promissor do mercado mexicano do Brasil, que é o de compactos. Ele é feito sob a plataforma do Ford New Fiesta e no México terá o motor 1.3 de 75 cv e 1.5 de 102 cv, ambos a gasolina.


E o que mais teremos no Brasil?
Já está confirmado também o hatche Mazda3 que, assim como o Mazda2, será produzido na fábrica de Guanajuato, em Salamanca. É muito provável que o Brasil tenha também outros veículos da marca importados da matriz, assim como nós.

De quanto foi o investimento na planta mexicana?
Foram investidos US$ 500 milhões para possibilitar a produção de 140 mil unidades por ano e a geração de 3.900 postos de trabalho no país. Dentro do complexo teremos também uma fábrica de motores.

Como vão as vendas da fabricante no México?
Estamos ganhando cada vez mais espaço no mercado. Tivemos um crescimento de 25% em 2010, na comparação com o ano anterior. De janeiro a junho de 2011 nossas vendas estão aumentando em torno de 19%, enquanto o mercado no México cresce cerca de 11%. Somos também a oitava marca mais vendida aqui, atrás de Toyota e Honda (sexta e sétima, respectivamente).


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