A Volkswagen está na reta final da modernização da fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo, para receber a plataforma modular MQB. Segundo o gerente Vilque Rojas, “as obras de adequação estão aceleradas e mais de 90% já foi executado”. Lá, será feito o Polo Track, hatch que substituirá o campeão Gol em 2023. Mas não é só. No comunicado, a VW diz que o modelo será o primeiro de uma nova “família de compactos do segmento de entrada”.
O novo hatch será uma versão simplificada do atual Polo, que terá reestilização em breve. Entretanto, o Polo Track terá chapas mais rígidas e resistentes a impactos, bem como dispositivos eletrônicos como o controle de estabilidade (ESC). Este é um dos itens que forçará a aposentadoria do Gol em 2023. Afinal, a partir de 2024, o sistema – que atende pela sigla ESP, de Programa Eletrônico de Estabilidade – será obrigatório em todos os carros novos.
Motor 1.0 turbo do Up! TSI
Com os limites de emissões do Proconve L7 mais rigorosos desde janeiro, o Polo Track usará o motor 1.0 turbo que equipava o Up! TSI. Ou seja, será a versão com 105 cv de potência e torque de 16,8 mkgf com etanol. Este 1.0 turbo deverá ter opção de câmbio manual e automático. Entretanto, para ter preço competitivo e ficar na mesma faixa do Gol, o novo hatch terá o atual 1.0 3-cilindros de 12 válvulas com 84 cv e 10,4 mkgf de torque. Este motor virá conectado apenas ao câmbio manual de cinco marchas, com foco no baixo consumo de combustível.
Nova Saveiro vem aí
O Polo Track vai inaugurar uma nova família de carros nacionais da VW. Atualmente, os três populares – Gol, Voyage e Saveiro – são os únicos da marca alemã na América Latina ainda feitos sobre a base PQ24, que estreou no Brasil em 2002, há exatos 20 anos, com a 4ª geração do Polo. Ou seja, a adoção da plataforma MQB vai reduzir custos, já que todos os carros da VW serão construídos sobre a mesma arquitetura – incluindo Polo, Virtus, Nivus e T-Cross. Além disso, as novas exigências em relação à segurança serão contempladas.
Além do Polo Track, a Volkswagen planeja produzir em Taubaté a nova geração da Saveiro, bem como um mini SUV inédito que poderá resgatar o nome do Gol. O novo utilitário tem lançamento esperado para 2024, enquanto a picape virá em 2025 já com conjunto híbrido leve flex, que será indicado pela sigla “e-TSI”. A VW planeja eletrificar toda a sua gama nacional a partir de 2025, como forma de cumprir os novos limites de emissões da fase L8 do Proconve, que, então, exigirá valores inatingíveis nos modelos atuais.
Por fim, o sedã Voyage não terá nova geração. O modelo vai se despedir no fim deste ano, junto com o popular Gol, e sem deixar substituto. É possível que a marca apresente uma versão simplificada do sedã Virtus, ao estilo do Polo Track. Mas, com vendas cada vez menores, o segmento de sedãs de entrada já não é mais tão atraente como antes.
Híbrido flex
Ainda não é para já, mas a Volkswagen trabalha na criação de um sistema híbrido flexível no Brasil. E, assim, espera-se que os futuros compactos nacionais tenham a mecânica mais ecológica. Mas isso só deve acontecer a partir de 2024 ou 2025, quando a montadora dará início a uma ofensiva nesse segmento, com tecnologia local.
Parte do investimento de R$ 7 bilhões se destinará justamente ao projeto do híbrido flex. A Volkswagen desenvolve uma opção eletrificada com base no uso do etanol, que é um combustível renovável. Dessa forma, o sistema será ainda mais ecológico, já que tem ciclo sustentável, com a reabsorção dos gases dos carros pelas lavouras da cana-de-açúcar.
Novo Gol em 2024
Apesar da sua iminente despedida, o Volkswagen Gol pode voltar. Mas não como o hatch que é feito no Brasil desde 1980. Tal como contamos, a marca alemã está desenvolvendo um novo hatch com estilo de SUV. Assim, o compacto deixará de ocupar o posto de carro de entrada da marca, e passará a ser o SUV mais em conta da montadora no País. Segundo apuração do jornalista Marlos Ney Vidal, do Autos Segredos, o novo Gol SUV atende pelo código “VW 246” e tem lançamento previsto para janeiro de 2024.
Embora não esteja prevista uma versão elétrica, o mini SUV deverá ter o visual inspirado na família ID de carros elétricos. Em especial o hatch ID.3, primeiro modelo alimentado por baterias da Volkswagen, que estreia em breve no Brasil. Assim, podemos esperar um Gol com linha modernas e robustas, tal como o novo Citroën C3.