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Fernando Alonso vai vender Ferrari que pode valer R$ 20 milhões
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Fernando Alonso vai vender Ferrari que pode valer R$ 20 milhões

Ferrari Enzo do bicampeão de Fórmula 1, Fernando Alonso, foi adquirida enquanto o piloto corria pela Scuderia; esportivo é pouquíssimo rodado

Rodrigo Tavares, Especial para o Jornal do Carro

02 de jun, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Alonso
Fernando Alonso aproveitou o último GP de Mônaco para disponibilizar o modelo à venda
Crédito:Monaco Car Auctions/Instagram/Reprodução

Fernando Alonso pode não correr mais pela Scuderia Ferrari, mas ainda mantém seu contato com a equipe italiana por meio de sua coleção particular de esportivos. Dentre eles, uma Ferrari Enzo, especificamente o primeiro modelo produzido. O ex-piloto adquiriu o exemplar quando ainda corria pela Scuderia na Fórmula 1, em 2011. E agora Alonso decidiu vender o superesportivo, que irá a leilão no próximo dia 8 de junho, em Mônaco.

A Enzo, fabricada durante 2002 e 2004, é uma homenagem da marca ao seu fundador, Enzo Ferrari. Além disso, nasceu para comemorar o primeiro título da montadora na F1, após a virada do milênio. Com pouco mais de 4.800 km rodados, o que aumenta o seu valor, o modelo pode atingir uma cifra de até € 3,5 milhões no leilão, o equivalente a R$ 19 milhões na conversão direta. Dessa forma, pode se tornar um de seus exemplares mais caros.



Modelo irá a leilão no dia 8 de Junho, em Mônaco; Foto: Monaco Car Auctions/Instagram/Reprodução

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O piloto espanhol, que agora corre pela Aston Martin, recebeu da equipe inglesa um DBX 707, SUV mais potente do mundo com 707 cv, como presente de boas-vindas. Assim, no último GP de Mônaco, aproveitou a visita à cidade para deixar sua Ferrari Enzo com a Monaco Car Auctions, casa de leilões responsável pela venda do supercarro.

A baixa numeração de produção do modelo indica que se trata mesmo da primeira unidade fabricada, o que o deixa ainda mais raro. Em suas redes sociais, Fernando Alonso se pronunciou sobre a venda do esportivo, e afirmou que está feliz com a decisão, bem como espera que o novo proprietário possa desfrutar da compra.

Ferrari Enzo tem V12 com mais de 600 cv

Um dos destaques do modelo é o pouco uso; Foto: Monaco Car Auctions/Instagram

Equipada com um motor V12 6.0, a Ferrari Enzo entrega 660 cv e 65,7 mkgf de torque com um câmbio automatizado de seis marchas. Para um carro de pelo menos 20 anos, os números são impressionantes: zero a 100 km/h em 3 segundos e velocidade máxima de 250 km/h. Em um leilão online em 2020, outra Enzo foi arrematada por € 2,3 milhões, um recorde para o modelo. Entretanto, é provável que o exemplar do bicampeão mundial de F1 não supere o valor.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.