A parceria entre Ford e Red Bull Racing, divulgada no dia 6 de fevereiro, pode ir além da Fórmula 1 de 2026. Nos planos, está um supercarro ou uma super picape. Assim acreditam os jornalistas da revista Motor Trend, dos EUA, após analisar uma frase e uma postagem no Twitter do CEO da Ford, Jim Farley.
Presidente revela conceito
Em postagem feita na quarta-feira (8), Farley mostrou uma imagem na qual revela, brevemente, ao piloto australiano Daniel Ricciardo o que parece ser uma versão conceitual esportiva da picape elétrica F-150 Lightining.
Na sequência, Farley afirma que: “A divisão Ford Performance construiu alguns carros elétricos de demonstração muito especiais. Hoje, no estúdio de design, dei uma prévia ao Daniel Ricciardo de como é nosso conceito mais recente. Mais em breve!”, escreveu.
Na imagem, curiosamente, Ricciardo aparece usando uma jaqueta da Red Bull, mas com o logo da Ford no lado direito e não o da Honda. A fabricante japonesa ainda é a parceira da Red Bull na F1 em 2023.
Parceria antecipada à imprensa
Ainda segundo a Motor Trend, o próprio Farley teria dito à imprensa que a aerodinâmica de um próximo modelo da Ford Perfomance poderia, então, ficar sob responsabilidade de engenheiros da F1. Assim, o presidente da Ford divulgou um cronograma de lançamentos futuros ao lado de modelos e showcars já existentes.
Na imagem estão o Mustang Mach-E 1400 (SUV elétrico de 1.400 cv); o Cobra Jet Mustang (dragster elétrico de 1.523 cv, que atinge o quarto de milha com 270 km/h em 8,27 s); e uma Super Van (E-Transit com mais de 1.900 cv). Todos com as cores da Red Bull. Por fim, vê-se a silhueta de uma picape – a F-150 elétrica – com a inscrição “em breve” em inglês.
Da mesma forma, no anúncio a Ford mostrou em seu canal do YouTube o atual bicampeão da F1, Max Verstappen, e o mexicano Sergio Perez. A atual dupla da RBR surge ao volante de carros da marca norte-americana em uma pista fechada.
Oficialmente, a Ford vai desenvolver a próxima geração de motores de Fórmula 1 da Red Bull. Eles serão híbridos, mas deverão ter a central elétrica mais potente. Ou seja, vai subir dos atuais 120 kW (cerca de 160 cv) para 350 kW (em torno de 480 cv).