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Ford e VW estão desenvolvendo SUV elétrico sobre a picape Amarok
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Ford e VW estão desenvolvendo SUV elétrico sobre a picape Amarok

De acordo com CEO da VW, novo SUV elétrico será feito sobre a plataforma T6 da picape Ranger e Amarok; modelo terá proposta off-road

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

27 de jan, 2023 · 4 minutos de leitura.

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Volkswagen
Novo SUV elétrico será feito sobre a plataforma T6 e parecido com a Amarok
Crédito:Volkswagen Amarok (Volkswagen/Divulgação)

A parceria entre Ford e Volkswagen parece afinada. Após a marca do oval azul confirmar seu primeiro SUV elétrico, é a vez da VW anunciar um novo utilitário a baterias. De acordo com o CEO da VW Commercial Vehicles, Carsten Intra, o modelo poderá adotar a plataforma T6 da picape Ranger. Ou seja, a base da nova geração da Amarok. “Estamos analisando isso junto com a Ford. Ainda está na agenda”, disse o executivo à revista Autocar.

Com proposta off-road, espera-se que o novo SUV elétrico tenha inspiração no protótipo ID.Ruggdz. O conceito surgiu pela primeira vez em 2019. Entretanto, a marca nunca chegou a apresentar o protótipo oficialmente ao público. Seja como for, ainda é cedo para entender se ele herdará o nome ou alguma característica do carro-conceito. Mas, de acordo com a reportagem da Autocar, o utilitário deve seguir o padrão visual da nova Amarok.  

SUV VW e Ford
Projeção/Autocar

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Plataforma elétrica

Para tornar o projeto realidade, Ford e Volkswagen trabalham para eletrificar de vez a plataforma T6. Atualmente, a base já suporta conjuntos híbridos com baterias. Além disso, a publicação inglesa também confirmou que o projeto está em desenvolvimento na sede da Ford em Melbourne, na Austrália. Por fim, outras mudanças incluem a adoção de uma suspensão traseira multilink no lugar das molas, usadas por Ranger e Amarok.  



Por ora, não há informações sobre desempenho. Contudo, o SUV elétrico pode vir com um pacote de baterias de 110 kWh. Ou seja, teria grande autonomia e capacidade de reboque.

Reprodução

Como é o ID.Ruggdz?

De início, a plataforma MEB serviria de base para o ID.Ruggdz. Atualmente, esta base é usada por modelos como o hatch ID.3 e o SUV ID.4. O lançamento estava previsto apenas para 2030. Mas, ao que parece a Volkswagen deixou o projeto de lado. A proposta era criar um SUV grande, com tração 4×4 e bom desempenho off-road. Dessa forma, seria capaz de concorrer com modelos como, por exemplo, Jeep Wrangler e Toyota 4Runner (o SW4 europeu).

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