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Ford mostra imagem de SUV elétrico inspirado no Mustang
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Ford mostra imagem de SUV elétrico inspirado no Mustang

Inédito SUV elétrico terá cerca de 480 km de autonomia com uma carga e visual inspirado no Mustang

Redação

06 de set, 2018 · 2 minutos de leitura.

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suv elétrico
Traseira do SUV terá as mesmas lanternas de três tiras do Mustang. CRÉDITO: FORD/DIVULGAÇÃO
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A Ford divulgou a primeira imagem do seu primeiro SUV elétrico. O modelo, que está previsto para chegar às ruas em 2020, será inspirado no visual no muscle car Mustang. Ele está sendo desenvolvido pela equipe destinada a projetos elétricos, a Ford Team Edison.

 

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Pela imagem é possível ver que o modelo na verdade está mais para um crossover. O modelo terá uma caída de teto bastante pronunciada, tal qual ocorre com o Jaguar I-Pace, por exemplo. O “SUV do Mustang” trará ainda as tradicionais lanternas em três tiras na traseira.


Cotado para ser chamado de Mach 1, em homenagem a uma das versões do Mustang, o SUV elétrico é internamente chamado pelo código CX430. Ele será baseado na plataforma C2, a mesma utilizada pelo Focus, por exemplo.

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+ Comparativo: Ford Mustang x Chevrolet Camaro

Rivais

O modelo chega para não deixar a Ford para trás na briga com as europeias. A Jaguar já apresentou o I-Pace, a Mercedes-Benz o EQC e a Audi mostra, em breve, o e-tron. A BMW também está prestes a mostrar o conceito iNext, que será a leitura do seu primeiro SUV 100% elétrico.


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Oficina Mobilidade

Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”