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Fórmula 1: o ano de despedida dos motores V8
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Fórmula 1: o ano de despedida dos motores V8

Red Bull RB9 é evolução do RB8 usado em 2012 (Foto: Divulgação) LEANDRO ALVARESApós pouco mais de dois meses do... leia mais

17 de fev, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Fórmula 1: o ano de despedida dos motores V8

Red Bull RB9 é evolução do RB8 usado em 2012 (Foto: Divulgação)

LEANDRO ALVARES

Após pouco mais de dois meses do GP do Brasil, os carros da Fórmula 1 voltaram a acelerar forte. As equipes foram à Espanha dar início aos preparativos para a temporada 2013, que começa no dia 17 de março, na Austrália. Embora não haja alterações no regulamento em relação ao do ano passado, o Mundial será emblemático por ser o último a ter carros com motores V8.

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A partir de 2014, para reduzir custos e níveis de emissões de poluentes, a categoria passará a utilizar os 1.6 V6 turbo com potência similar aos 735 cv dos atuais oito-cilindros.

A “era” dos V8 na F1 começou em 2006, quando substituíram os V10. O objetivo da mudança era aumentar a competitividade e reduzir os custos de produção.

Os V6, entretanto, não serão novidade na Fórmula 1. Estiveram presentes nos primórdios da competição, nos anos 50, e, mais recentemente, na primeira “era” turbo, entre 1977 e 1988. Nesse período, a potência desses propulsores chegava a impressionantes 1.200 cv.


Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, apresenta o novo carro (Foto: Ercole Colombo/AP)

TEMPORADA 2013
O fato de as regras deste ano serem as mesmas de 2012 não quer dizer que a F1 passa por algum tipo de estagnação técnica. A Ferrari, por exemplo, abandonou o esquisito degrau de suas asas dianteiras.

No caso da McLaren, basta um olhar mais atento para se notar a nova suspensão dianteira, que traz os amortecedores embaixo e não em cima da porção frontal.

Atual tricampeã, a Red Bull manteve, no RB9, as qualidades do RB8. Por fora, o que mais chama a atenção é a identificação da marca Infiniti (divisão de luxo da Renault), presente nas laterais do carro, e a pintura roxa em vez da tradicional azul.


Button e Perez são os pilotos da McLaren para 2013 (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)

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