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Fox e Spacefox são rebaixados em teste de colisão
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Fox e Spacefox são rebaixados em teste de colisão

VW Fox e Spacefox já haviam sido avaliados pelo Latin NCAP. No teste anterior, receberam quatro estrelas na proteção para adultos

Redação

07 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

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Fox e Spacefox
Fox e Spacefox abriram a rodada 2019 de testes do Latin NCAP
Crédito:Crédito: Latin NCap/Divulgação

O ciclo da família Fox já está no finzinho. O hatch foi reduzido a duas versões e a perua Spacefox, que vinha da Argentina, já deixou de ser produzida. Afinal, é hora de abrir espaço na linha de montagem da Volkswagen para modelos mais modernos.

A defasagem dos dois veteranos fica evidente com os testes de colisão divulgados hoje pelo Programa de Avaliação de Novos Veículos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). Neles, tanto Fox como Spacefox obtiveram apenas três estrelas – de cinco possíveis – na proteção de adultos e crianças.

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O Fox já havia sido avaliado pelo órgão em 2015. Naquela ocasião, levou quatro estrelas na proteção para adultos e duas para crianças. Mas o protocolo da época não contemplava a prova de impacto lateral, o que ajuda a explicar a piora nos resultados.

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Falta de itens de segurança de Fox e Spacefox foi criticada

De acordo com a análise do Latin NCAP, a estrutura lateral do assento e os elementos de absorção de energia localizados na porta e no banco ajudaram a minorar o impacto sofrido pelo boneco. Com isso, os valores biomecânicos críticos foram mantidos abaixo dos limites máximos permitidos.

Por outro lado, o órgão destaca que falta cinto de segurança de três pontos na posição central traseira. Um eventual quinto ocupante tem de se contentar com um antiquado cinto do tipo subabdominal.

Outra ressalva foi feita ao sistema Isofix, de fixação de cadeirinhas infantis. No entender do Latin NCAP, ele é mal sinalizado.


Mas a crítica mais severa diz respeito à falta de oferta de controle de estabilidade (ESP). “O Latin NCAP entende que esse item deveria ser padrão e recomenda que, ao comprar um veículo, sejam considerados apenas modelos com ESP”, diz a nota do órgão.

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