Os dois modelos mais carismáticos e icônicos da Volkswagen, Fusca e Kombi estão próximos de voltar às ruas, mas em situações bastante distintas. Primeiramente, a marca alemã vai lançar, no dia 9 de março, a aguardada van elétrica ID.Buzz, que terá versão de passageiros e de carga (furgão). O utilitário é claramente inspirado na velha Kombi, resgatando o estilo clássico do modelo, mas com toques modernos e motor 100% elétrico. Por isso, é chamado por muitos de ”Kombi elétrica”.
Assim como a Kombi, o Fusca também vai ressurgir completamente renovado. Mas, ao contrário do que se esperava, não será pelas mãos da marca alemã. Quem agarrou essa oportunidade foi a chinesa Great Wall, que vai lançar o Ora Punk Cat, um hatch elétrico que reproduz as linhas do clássico da VW do ano 1960.
”Kombosa” elétrica
Como já adiantamos no Jornal do Carro, a Volkswagen anunciou, em janeiro, o início da pré-produção da ID.Buzz através de um vídeo teaser divulgado em todas as redes sociais da marca. Além disso, também confirmou um evento com unidades camufladas, que acontecerá em Barcelona, ainda neste mês de fevereiro.
No entanto, apesar dos spoilers, a VW vem fazendo bastante mistério em relação ao novo modelo. Por isso, não se tem confirmações de como será a Kombi elétrica. Nas imagens apresentadas no mês passado, foi possível identificar novos faróis com linhas em LED. Um dos destaques, mesmo com a camuflagem, ficou para o para-choque, que tem vazados em formato de losangos. As rodas também aparecem com um design exclusivo.
Recentemente, imagens do interior vazaram em no fórum VW. ID Talk. Pelas imagens, é possível notar uma forte semelhança com a dos elétricos ID.3 e ID.4 – com quadro de instrumentos digital e uma grande tela no centro do painel. As fotos também mostram um esquema de pintura em dois tons. Ou seja, assim como na “Velha Senhora”, o conjunto “saia e blusa” deve estar presente, ainda que como opcional.
Outro ponto que também não se tem certeza é a motorização. Contudo, ao que parece, a nova Kombi deverá ter configurações de tração traseira e integral. A potência deve ficar no intervalo de 170 a 300 cv, dependendo da versão, e pode ter uma autonomia em torno de 500 km.
Ambas as versões estão previstas para chegar na Europa no segundo semestre de 2022. E, para os amantes da van elétrica aqui do Brasil, há uma grande chance do modelo chegar ao país. No entanto, é preciso aguardar para entender qual realmente será a estratégia da montadora.
Clone elétrico do Fusca, só na China
Apresentado na edição 2021 do Salão de Xangai, o Fusca elétrico reproduz os principais elementos estéticos que consagraram o hatch da Volkswagen. O lançamento do Punk Cat, que vai acontecer no dia 30 de março, será feito apenas na China. Ou seja, não há muitas expectativas para os brasileiros. Apesar da Great Wall estar chegando agora no mercado nacional, sua prioridade inicial será voltada para SUVs e picapes.
Estilo moderno
Para capturar a essência do tradicional fusca, o ORA Punk Cat reproduziu o capô em arco envolvido pelas grandes e abauladas caixas de rodas. E, claro, a pintura estilo “saia e blusa”, que, no modelo chinês, combina um verde escuro com branco.
Mesmo por dentro, a montadora buscou recriar o ícone da Volkswagen projetado por Ferdinand Porsche. A cabine tem estilo absolutamente retrô, que incluí saídas de ventilação que imitam turbinas, bem como o volante clássico com um aro metálico que servia para acionar a buzina.
A despeito do visual “anos 60”, o Fusca elétrico chinês traz uma grande tela multimídia no topo central do painel, em formato retangular e com imagens de alta definição. O sistema é conectado à internet 5G, o que permitirá atualizações remotas pelos usuários. Já o quadro de instrumentos tem uma tela redonda, também retrô.
Uma das vantagens das plataformas de carros elétricos é o aproveitamento de espaço. Pois o Punk Cat se destaca nesse quesito, com quatro portas e ótimo acesso ao banco traseiro, que conta até com saídas de ventilação. Há luxos como bancos dianteiros com ajustes elétricos, carregador de celular sem fio (por indução) e teto solar panorâmico. Sobre a motorização, por enquanto, não há nenhuma informação.